VE
c

CIVISMO

Brasil          Conta-se, em forma de poema, que na França havia um professor alemão que ensinava geografia.  E, numa de suas aulas, um aluno, muito patriota, diz que a França é a primeira das nações. O professor, para compara-la com a Alemanha, manda que o menino a aponte no mapa;
          "Tímido feito herói, pigmeu feito atleta, / desaperta febril a sua blusa preta, / e, batendo no peito, a impávida criança, exclama: - é aqui dentro! É aqui que está a França!"


          O trecho deste poema, fala da França. Mas serve como exemplo de um sentimento muito forte de patriotismo.  No Brasil, estamos notando pouco a pouco, a ausência deste sentimento.

          Muitos ainda se lembram, que na década de 70, havia campanhas publicitárias para difundir um amor muito grande pelo nosso querido Brasil.  Campanhas eram feitas, através de slogans que diziam:  "Brasil, ame-o ou deixe-o";  "Brasil, 200 milhas";  "Hoje, sempre, Brasil"; ... ... Estas frases, eram divulgadas através de pequenos cartazes afixados nos Bancos e órgãos públicos, e ainda plásticos adesivos, colados nos pára-brisas dos carros.  A música popular brasileira, também contribuía com sucessos diversos, tais como: "Eu te amo meu Brasil" (Os Incriveis);  "Você também é responsável " (Dom e Ravel);  "País Tropical" (Gilberto Gil);  "Das 200 para lá" (Eliana Pitman), entre outras músicas.  

          Hoje, sentimos a falta deste brasileirismo, deste amor à Pátria.  Todos deveriam compreender que Pátria se define como aquele primeiro manto que nos agasalha quando nascemos, o solo que pisamos, a língua que falamos, o hino que cantamos...

         Mas já não se respeita mais, nem mesmo o Hino Nacional Brasileiro.  Presenciei no ano de 1998, um fato desagradável, acontecido em Resende.  Foi no dia 29 de setembro, no tradicional desfile cívico escolar, quando se cantava o nosso Hino Nacional.  

          Ou seja, durante a audição do Hino, uma pessoa (pasmem), ligada ao setor de Cultura do município, aproveitava o momento para soltar gostosas baforadas do seu cigarro,  gesticulando com as mãos, e ostentando na ponta dos dedos, o objeto do seu vício maldito.  Bem, este procedimento ignóbil, não merece maiores comentários.

          Temos esperança porém, que nossos líderes educacionais ou políticos, ainda façam algo de bom para implementar um sentimento de civismo nos jovens de hoje, futuros cidadãos de amanhã.

          Por oportuno, lembramos uma bela mensagem contida nos versos do poeta Olavo Bilac: "Ama com fé e orgulho a terra em que naceste.  Criança!  Não verás nenhum país como este". ... ...

          Afinal, o nosso Brasil é uma vastíssima região, um riquíssimo solo cobiçado pelos estrangeiros, e o sol, em nenhum outro hemisfério tem os raios mais dourados, e nem o céu, as estrelas mais brilhantes.
          Este é o nosso BRASIL

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM