VE
c

O EGO


Monge budista

          Uma filosofia budista, ensina que o EGO nos mantém separados do mundo em que vivemos, e nos traz sofrimento, insatisfação e até depressão.  Nada melhor que uma estória de um monge e seu jovem discípulo para ilustrar o tema deste nosso bate-papo por escrito.


          ... Certa vez, um jovem ingressou como postulante em uma comunidade budista num antigo mosteiro do Tibete.  Esse jovem pretendia se transformar em um verdadeiro monge tibetano.  Já fazia algum tempo que ele estava ali, sempre praticando a meditação, e lendo os ensinamentos de Buda.

          Um belo dia, esse jovem achando-se pronto, perguntou ao seu mestre, quando seria a sua tão esperada "ordenação".  Respondeu-lhe o mestre:  "Você ainda não está pronto para esta cerimônia; você precisa ser mais humilde e dominar o seu EGO.

          O jovem postulante não entendeu muito bem a questão do EGO.  O mestre percebeu a sua indignação, e pensou num meio de faze-lo entender na prática.  Assim, num certo dia, esse mestre se dirigiu ao grupo de jovens do mosteiro, e disse: "Hoje, quem meditar melhor vai ganhar um sorvete de chocolate".

          Um alvoroço de contentamento se formou, e aquele jovem pretensioso discípulo se adiantou e se posicionou logo na frente do mestre.  O jovem meditou praticando os exercícios de respiração, mas só pensava no tal sorvete de chocolate: "Preciso ganhar esse sorvete"... pensava incessantemente o jovem. "Preciso mostrar a esse mestre que já estou pronto; preciso ganhar esse sorvete" ... ...

          Ao final da sessão, o mestre fez um elogio a todos os jovens pela prática da meditação, mas explicou-lhes o seguinte: - que todos haviam feito bem a tarefa, menos um, que havia pensado demais no sorvete, que representava o "futuro".  Então, esse jovem ambicioso logo admitiu ter sido ele, e disse ao seu mestre:

          "Mestre, eu realmente pensei no sorvete.  Mas como o respeitoso mestre pode saber que eu pensei demais?"  O mestre respondeu:  "Não tenho como saber, mas percebi logo sua atitude diante dos seus colegas, posicionando-se logo na frente, e disposto a ganhar de qualquer maneira.  É assim, querido discípulo, que o EGO se comporta: quer ser sempre o primeiro, e ser superior aos outros".

          Naquele dia, o jovem postulante compreendeu que ainda tinha um longo caminho a percorrer.  E decidiu trabalhar bastante a sua humildade e os impulsos do EGO.  Procurou viver mais o presente, e não querer ser superior aos colegas.  Entendeu também a não se identificar com suas conquistas.

          Com muito trabalho e paciência, finalmente chegou o grande dia.  O mestre bateu na porta do quarto daquele jovem, e lhe disse que chegara o grande dia!  Que agora sim, estava preparado.  Chegara o dia tão esperado.  Mas, quando o jovem chegou no templo, onde seria a cerimônia, não encontrou ninguém: apenas uma mesinha e sobre ela, um sorvete de chocolate.  O jovem, humildemente agradecido, pôde saborear o sorvete.  No dia seguinte foi ordenado.
(A humildade tem o seu prêmio)
Sabedoria budista



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM