VE
c

ARROGÂNCIA

COMPORTAMENTO           A arrogância é um comportamento infeliz.  É infeliz, porque é nitidamente perceptível.  É passível de diferentes interpretações, conquanto todas sejam abomináveis.  Pode significar:  altivez, prepotência, orgulho, soberba, ausência de humildade e outras opiniões semelhantes.  Certamente a maioria de nós, já teve a desventura de conhecer pessoas com essas características ou comportamentos.


          Mas, há também uma outra faceta muito peculiar:  às vezes, uma pessoa pode parecer arrogante em suas atitudes, no entanto, esse comportamento pode significar exatamente o contrário, isto é, que essa pessoa está apenas revelando o seu complexo de inferioridade.  Exemplo:  a pessoa finge que "sabe algo",  mas no fundo  "não sabe coisa nenhuma".  Há uma frase que diz o seguinte:  "Aquilo que você é, grita tão alto que não consigo re ouvir"  (Ralph Waldo Emerson).  Com um pouquinho de perspicácia, podemos identificar uma arrogância explícita ou aquele complexo dissimulado de uma pessoa.

          Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), famoso médium espírita, era uma pessoa de extrema humildade e educação.  Vou contar um caso ocorrido com o Chico Xavier, para enriquecer o nosso interior, e também este comentário.

          ... Na antiga Rede Tupi de Televisão, havia um programa chamado "Pinga Fogo".  Não era um programa de debates, e sim de perguntas.  O programa convidava alguém de prestígio, e esse convidado era bombardeado com perguntas capciosas por parte de jornalistas e outros intelectuais.

          O Chico Xavier foi convidado para se apresentar nesse programa e responder perguntas sobre a doutrina espírita e sobre a reencarnação.  Entre outros entrevistadores, um certo Pastor Evangélico, formulou uma pergunta da seguinte forma:  O Espiritismo choca-se profundamente com os princípios bíblicos que nós defendemos. É justamente o ponto sobre a reencarnação.  Cada pessoa que nasce, é sempre a reencarnação de uma pessoa que faleceu.  Assim ensinam os espíritas.

          Para esclarecimento dos telespectadores, esclareça o seguinte:  Deus criou Adão e Eva.  Surgiram os filhos de Adão e Eva:  Abel e Caim.  Você poderia, dentro da sistemática Espírita, da reencarnação, nos dar uma explicação aceitável, e dizer de onde vieram Caim e Abel?  Responda-me.

Resposta do Chico:

          A pergunta do nosso amigo que nos interpela a respeito do texto bíblico, está emoldurada de tamanho carinho, que inicialmente nós agradecemos.  Muito obrigado ao nosso Pastor Evangélico.  Sem desejar fazer uma contra pergunta,  porque uma contra pergunta não é uma prova de consideração a quem perguntou.

          Mas a Bíblia, é nosso livro santo.  Não temos maior intimidade com o velho testamento, tendo em vista que a nossa doutrina é do Evangelho Segundo o Espiritismo.  No entanto, pedimos permissão ao nosso caro Pastor Evangélico, para considerar que no livro de Gênesis, no Capítulo 4, versículos 16 e 17, vamos encontrar uma questão muito interessante para nossos estudos em conjunto, porque nós todos somos estudantes das letras sagradas.

          O Capítulo 4, trata por exemplo, da união de Adão e Eva e do nascimento dos seus 3 filhos: Caim, Abel e Set.  Caim matou Abel.  Entretanto, nos versículos 16 e 17 encontramos uma informação muito curiosa, que Caim, em se retirando da face de Deus, dirigiu-se para uma cidade chamada Node, onde ele desposou aquela que foi sua esposa e teve com ela uma grande descendência.

          Então, estamos perguntando se determinados textos do Antigo Testamento, não seriam códigos que nós precisamos estudar com mais segurança para não cairmos por exemplo, em contradição do ponto de vista literal.  Precisamos estudar com técnicos, pesquisadores da história, com o máximo respeito.  O assunto exige estudos especiais de nós todos.

          Esse foi em resumo, o episódio televisivo, ocorrido na década de 70 na TV Tupi,  A educação, a humildade e a sabedoria do Chico Xavier, lembra-nos das palavras de Jesus, no Sermão da Montanha:  "Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra". O que Jesus quis dizer com essas palavras?  O que significa "mansos"?  Ser manso, na Bíblia, significa uma atitude mental, ou seja, devemos vencer nossas falhas de caráter, entre outras, a da arrogância, tema desta nossa dissertação.

          Às vezes porém, somos obrigados a assistir essa falha humana de uma forma muito ostensiva, como por exemplo, na notícia do jornal on line, Diário do Brasil, que transcrevo abaixo:
"MILITARES QUE FAZEM SEGURANÇA DE LULA E DILMA DECLARAM:  - AMBOS ERAM INSUPORTÁVEIS E ARROGANTES".

          De acordo com relato de militares que cuidavam da segurança de Lula, o petista foi um dos presidentes mais arrogantes com quem eles conviveram.
Só brincava ou sorria quando estava diante de câmeras.  Quando precisava de privacidade para conversar com seus companheiros de partido ou empresários, apenas direcionava seu olhar de ódio para os militares, ao invés de pedir para que se retirassem.

          Dilma Rousseff não ficava muito longe disso, e tinha o mesmo hábito de encarar os servidores militares quando queria privacidade.  Nunca pedia com educação.  Apenas ordenava.
Quem tiver curiosidade de conferir essa notícia, é só acessar o link abaixo:


          Para finalizar, vou contar uma estória espirituosa que não foge ao escopo deste tema, da arrogância:
O  crachá

          ... Um oficial da Receita Federal vai a uma fazenda, e diz ao dono, um velho honesto fazendeiro:
-  Preciso inspecionar sua fazenda por desvio de informações e sonegação de impostos.
O fazendeiro diz:
-  Ok, mas não vá na direção daquele campo ali.  (E aponta para uma certa área).
O oficial responde indignado:

-  O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?
E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:
-  Este crachá me dá autoridade para ir onde eu quiser... e entrar em qualquer propriedade.  Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta.  Está claro?  Me fiz entender?

O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.  Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida, perseguido por um enorme touro da fazenda.  A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, parecendo que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro.

O oficial está apavorado e grita:  - Socorro, o que eu faço?
O fazendeiro larga suas ferramentas, corre para a cerca e responde com todas as forças de seus pulmões:  - O seu crachá!!!  Mostra o seu crachá !!!
==========


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM