VE
c

A P E L I D O S

          Particularmente, não gosto muito de apelidos.  Parece desrespeitoso ao indivíduo, ou ao ser humano em geral.  Existem todavia, apelidos carinhosos, coisa de família.  Eu tenho uma prima, por exemplo, que se chama Jaqueline, mas eu a chamo de "Biinha";  é que o seu pai, de raça alemã, gostava muito de cerveja;  e, olhando para sua filhinha, ainda pequenina, dizia: - "essa sua cabecinha, loirinha, parece um copinho de cerveja".  E ele mesmo, a chamava carinhosamente de Bi-inha, ou seja, um diminutivo forçado de cerveja, que em alemão se diz Bier...


          Muitas estórias envolvem os apelidos mais estranhos e divertidos que conhecemos.
... Há muito tempo, quando eu trabalhava numa empresa de ônibus, era comum diálogos como este:
     -  Quem é o motorista da linha tal?
     -  O motorista é o Formigão.
     -  E o trocador?
     -  É o Jacaré.
     -  E amanhã, quem está na escala?
     -  Amanhã é o Bastião Gambá e o Zé Galinha.

          E o patrão vociferava:
     -   Pô, isto aqui é uma empresa ou um Jardim Zoológico?  Quero saber dos nomes...
          Só que os nomes quase ninguém sabia.  Apenas os apelidos.  Havia mais bichos:
Havia um motorista, que era o "Camaleão"; quando bebia umas e outras, mudava de cor, ficava vermelhão.  Havia o Beronha, o Sapo, o Marreco, o Porquinho.  Mas não apenas bichos: tinha também o Pelé, o Fim de Mundo, o Dentinho, o Pé de Ferro...  e cada qual com sua estória. 

          Lembro-me de um escurinho, ajudante de mecânico, apelidado de "Diagonal".  Que nome estranho para um apelido.  Por que Diagonal? ... Bem, é que numa certa época, o Brasil estava jogando nas finais da Copa do Mundo;  e na garagem da empresa, mecânicos, ajudantes e serventes, estavam trabalhando. 

          Mas, na hora do jogo, a turma se reunia em frente a um aparelho de TV.  O jogo rolava, e o narrador da emissora de TV repetia com certa frequência, a expressão: "A bola saiu pela diagonal"... "Saiu pela diagonal"...  E o tal ajudante de mecânico, saiu-se com esta pérola:
- "Puxa vida, esse Diagoná é bão de bola né?  Toda hora a televisão fala o nome dele..."
A gozação foi geral, instantânea e divertida.  E o escurinho nunca mais foi chamado de outro nome. 

          Refletindo sobre este assunto, é interessante notar que existem certos nomes próprios que adotam sem constrangimentos, alguns animais como sobre-nomes, tais como:  Coelho, Pinto, Carneiro, Lobo, Barata, Formiga, Bezerra, etc.  Nomes famosos, como Paulo Coelho, Barata Ribeiro, Nelson Carneiro, Magalhães Pinto e tantos outros.  

          Mas ninguém adota um nome ou sobrenome como Cachorro, Urso, Veado.  Pelo contrário, estes últimos, nomes de animais tão lindos, só servem para xingar:  - Você é um cachorro! ... Amigo Urso!...  Viado!...
Por que será? - Sei lá, são coisas do BICHO-HOMEM.
Para finalizar, vou ilustrar este comentário com uma foto: o motorista do ônibus é o "Zé da Pêra"
Alcunhas



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM