VE
c

VAMOS COMPARTILHAR


Compartir

          Compartilhar é uma palavra muito conhecida, em especial graças ao Facebook, que popularizou essa palavra tão simpática.  Palavra mágica; pode ser usada para compartilhar muitas coisas:músicas, filmes, videos, fotos, mas isso todos sabem. São arquivos digitais.  Mas podemos compartilhar também coisas abstratas, como o amor, atenção, esperança, etc.


          O amor, é a melhor coisa que se pode compartilhar.  O amor nos aproxima de Deus.  Na Bíblia está escrito: "Finalmente, sede todos da mesma mentalidade, compartilhando sentimentos, exercendo afeição fraternal, ternamente compassivo, humilde na mente".  (I Pedro, 3:8). A palavra "Compartilhar" tem um sentido amplo, basta pensar um pouco sobre tudo que podemos compartir.

          Mas, há também pessoas que não gostam de compartilhar;  são pessoas egoístas. Refiro-me a um fato muito comum que ocorre principalmente em certos ambientes de trabalho de grandes ou pequenas empresas.  Pessoas egocêntricas, dificultam a vida principalmente dos subalternos, não compartilhando conhecimento porque entendem que assim fazendo, terão uma espécie de "poder" sobre os demais, isto é, sobre aqueles que não possuem o mesmo conhecimento. 

          Mas, hoje em dia esse procedimento é errado, pois não há mais espaço para essa bobagem.  Basta olhar para nossa modernidade;  de uma forma geral, tudo é resultado do conhecimento compartilhado.  "Aquele que não compartilha conhecimento, deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria".  (H. Macedo).

          É certo também que certas coisas não devem ser compartilhadas, tais como: escovas de dente, toalhas, fones de ouvido, gilletes, etc., pois alguns desses objetos podem representar problemas para a saúde se forem compartilhados.  Outra coisa que devemos ter cuidado em compartilhar, são aquelas correntes que circulam nas redes sociais,  Existem conteúdos ilegais que tentam nos enganar.  Se não for possível reconhecer a veracidade ou o conteúdo de tais correntes, não compartilhe.  

          No mais, podemos compartilhar coisas físicas, tais como: redes de computador, impressoras despesas familiares, comida, frutas, etc.  A propósito, uma certa mãe perguntou:
-  Quem pegou a maçã que estava na geladeira?
-  Fui eu mamãe, eu dei a maçã para um pobre menino que estava com fome...
-  Nossa filho!  Você tem um coração de ouro.  E quem era esse menino?
-  Era eu, mamãe!

          Falando em compartilhar sentimentos, vou contar uma outra estória:
... Certa vez, um Mestre indiano perguntou a seus discípulos:
-  Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
-  Gritamos porque perdemos a calma...

-  Mas, por que gritar se a outra pessoa está logo ao seu lado?
-  Bem, gritamos para que a outra pessoa nos ouça. 
E o Mestre volta a perguntar:
-  E não é possível falar-lhe em voz baixa?

          Várias respostas foram dadas, mas nenhuma foi satisfatória, e o Mestre esclareceu:
-  Eu vou lhe dizer porque as pessoas gritam.  O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.  Para cobrir esta distância, precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.

          Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.  Por outro lado, o que acontece quando duas pessoas estão apaixonadas?  Elas não gritam.  Falam suavemente.  E por que?  Porque seus corações estão muito perto.  A distância entre elas é pequena.  Às vezes seus corações estão tão próximos, que nem falam, somente sussurram.  E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas compartilham um olhar, e basta.  Seus corações se entendem.  É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas. 

          Finalmente o Mestre conclui dizendo:
-  Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tamanha, que não mais encontrarão o caminho de volta.  E assim, termina essa parábola, cujo Mestre ou autor é desconhecido. 

Conclusão:
          Compartilhar é isso: compartilhar coisas, compartilhar sentimentos, compartilhar um olhar, dividir, repartir.  Como diz um ditado: ninguém é tão pobre que nada possa dar e nem tão rico que não precise receber.  "A vida é feita de pequenos momentos que se tornam grandes quando compartilhados com as pessoas que amamos". (M. Emylainne).
Compartir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM