VE
c

O MONGE E O ESCORPIÃO



          Certa vez, eu estava ouvindo uma emissora de Rádio local.  O radialista em sua programação, contava a estória de um monge.  Não sei de onde ele tirou aquela estória, ou quem seria o seu autor, mas sensibilizou-me profundamente a bela mensagem que transmitia. Baseado nesta lembrança, vou recontar a estória que ouvi, desejando apenas difundir a sua mensagem, o que certamente era a intenção do seu autor.


          ... ... Conta-se que um monge e seu discípulo, caminhavam por uma floresta.  Ao chegarem num riacho, o monge notou que um escorpião estava sendo arrastado pela forte correnteza daquelas águas cristalinas, mas tortuosas, por entre pedras e pedregulhos.   O escorpião tentava em vão se firmar nas pedras escorregadias, mas era sempre arrastado pela força das águas.

          O monge pegou então um pequeno galho seco, e estendeu-o como apôio ao escorpião, para salva-lo das águas.  O escorpião salvo, todavia, tentou atacar o monge com sua picada venenosa. No susto, o monge deixou o escorpião cair novamente nas águas do riacho.  Bondosamente, o monge estende outra vez o galho seco, parq salvar o escorpião.

          O seu discípulo, vendo aquilo, diz ao monge:  - Mestre, deixe que esse animal peçonhento se afogue; o senhor tenta salva-lo e ele lhe retribui tentando ataca-lo...

          Mas o monge, responde então ao discípulo:  - Não, meu caro, eu vou salva-lo.  O escorpião simplesmente está agindo segundo a sua natureza, e eu estou agindo de acordo com a minha.
...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...
          Aqui termina esta pequena estória, que serve para ilustrar que a natureza humana é assim; cada qual reage, segundo os valores que tem dentro de si.

F I M

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM