VE
c

PARE DE FUMAR


Parar de fumar

Pare de fumar você também.

          O hábito de fumar, já foi considerado como um símbolo de masculinidade, ou no caso das mulheres, como um símbolo da libertação feminina. Mas já passou.  Hoje, o cigarro é considerado um vício abominável.  É deseducado fumar. A sujeira do cigarro incomoda até mesmo o próprio fumante. 


          A maioria dos fumantes gostaria de deixar o cigarro, mas não sabe como.  Muitos já tentaram pela própria força de vontade, ou experimentaram substituir o vício por balinhas de hortelã, ou até mesmo certos tipos de terapia.  Enfim, já tentaram de tudo, mas confessam que o vício é sempre mais forte.

          Por que será que isso acontece?  Na verdade, quando você luta com o cigarro, ele também luta com você.  Quanto mais força você usa, mais força contra você, o cigarro também usa.  Então, qual é o segredo?  O segredo é não lutar.  Mas como?  Vou contar uma rápida estória, que talvez ajudará a compreender melhor a questão..

          ... Conta-se que há muito tempo, havia um homem da religião dos Quackers (*), que na sua vestimenta habitual portava uma espada.  Essa vestimenta era típica de um cavaleiro da sua época. Mas esse homem, por pertencer à religião Quacker, achava que sua espada não era compatível com os preceitos religiosos que praticava.  Isto o incomodava; queria deixar de usar a espada, mas sem ela, ele também não conseguia ter paz, pois acostumara-se ao seu uso.  Era um dilema que o torturava. 

          Procurou então aconselhar-se com o seu líder religioso, certo de que este o apoiaria quanto a deixar  o uso da espada.  Seu líder religioso porém, depois de ouvi-lo, pensou por alguns instantes, e finalmente lhe disse:
- "Use a espada, meu rapaz; continue usando até não mais poder usa-la".

          E assim fez o bom discípulo; continuou com seu dilema, mas usando ainda a espada, conforme lhe aconselhara o seu Mestre.  Passado algum tempo, um ano talvez, esse religioso abandonou sem qualquer trauma, ou sem maiores dificuldades o uso da espada que tanto o incomodava. 
***   ***   ***
         E foi mais ou menos assim, que eu também deixei de fumar.  Foi usando o mesmo princípio, ou seja, o da não resistência.  ... No começo, foi só uma vontade de parar de fumar.  Alguns esforços, mas sem resultado.  Continuei só na vontade.  Pensei comigo: preciso cuidar da minha saúde.  Resolvi caminhar de manhã; e todos os dias bem cedo, enquanto caminhava, eu mentalizava saúde, inspirando o ar puro da manhã.

          Mas, chegando em casa, depois da caminhada, depois do café, era infalível: a primeira coisa que eu fazia, era acender um cigarro.  Que coisa mais idiota estou fazendo, pensava  comigo mesmo; mentalizando a saúde, mas agora fumando um cigarro.  Dia após dia, era sempre a mesma coisa; a vontade de fumar sobrepujando a minha força de vontade.

          Continuei pensando nisso, mas prometendo deixar o cigarro.  Não falei com ninguém desta minha intenção, para evitar cobranças, do tipo: " - ué, você não disse que ia parar de fumar?" ...Não, não disse para ninguém. Disse-o para mim mesmo.  Não estabeleci prazo.  Passei a fumar cigarros no varejo.  Comprava dois cigarros de manhã, dois cigarros no meio do dia, e dois ou três à noite. 

          Quando a vontade era muito forte, eu fumava cigarros de marcas diferentes da marca habitual, e dava preferência àquelas mais baratas, que têm um gosto horrível.  Quem é fumante, sabe o que estou dizendo.   Este é um processo que você tem que trabalhar consigo mesmo, com perseverança e tenacidade.  Um processo que pode durar um ano  ou menos, porém o vício do cigarro vai perdendo a força, e no final, cai como um fruto maduro, e então você o deixa com a maior facilidade. 

          Não me explico o que acontece quando agimos assim, mas o fato é que a NÃO RESISTÊNCIA  é uma força poderosa, se soubermos emprega-la com inteligência.   Todos conhecem a história do poderoso exército inglês que dominava a Índia, e que foi vencido pela filosofia de GHANDI, que se baseava justamente neste princípio: o da NÃO RESISTÊNCIA. - Lutar sim, mas com as armas contrárias às do seu opressor. 

          Pensem nisto, é muito profundo, mas muito fácil de usar e assimilar.   Vamos parar de fumar.  No final, vamos todos para o mesmo lugar, mas não é preciso ter pressa, não é mesmo?
====================================================================
(*) Quackers: seita religiosa fundada no século XVII, e espalhada principalmente na Inglaterra
e nos Estados Unidos.
====================================================================




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM