VE
c

HUMILDADE


Criança

          Podemos dizer, ou afirmar, que a humildade é o oposto da arrogância.  Ser humilde, não significa ter complexo de inferioridade.  Não significa falta de personalidade.  Não significa ser submisso, servil ou bajulador.  Não.  Não significa nada disso.  Quem pensa assim, está longe da verdade.


          Ser humilde, é dar o melhor de si, e não sentir-se melhor do que os outros.  É mostrar o seu talento, sem querer abafar o talento dos outros.  É saber suportar a soberba dos outros.  "Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes"  (Tiago 4,6) .

          Ser humilde é admirar o que os outros fazem, e ter consciência de que você também é capaz de fazer muitas coisas maravilhosas.  Ser humilde é não gabar-se dos seus feitos.  Ser humilde, é ser bom, é desejar o bem do próximo, é agir com simplicidade, ou seja, sem orgulho, assim como tantos exemplos históricos de pessoas humildes:  Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo, Sidarta Gautama, Francisco Cândido Xavier, e tantos outros.

          A propósito, existem dois ensinamentos de Chico Xavier, muito interessantes, que dizem o seguinte:
1)  "O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios.  Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros".
2)  "Gente há que desencarna imaginando que as portas do mundo espiritual irão se lhes escancarar.  Ledo engano!  Ninguém vai querer saber o que fomos, o que possuímos, que cargo ocupávamos no mundo.  O que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar dentro de si mesmo.

          A humildade está presente praticamente em toda a Bíblia, como por exemplo: "Quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado".  (Mateus 23:12)

          No Sermão da Montanha, Jesus ensinava o seguinte:  "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino do Céu".  Temos que interpretar corretamente o que Jesus quis dizer com isso.  O sentido bíblico dessas palavras, é muito mais amplo do que podemos interpretar literalmente.

          Ser "pobre de espírito" significa não ter o desejo de impor suas palavras, como fazem aqueles que praticam a soberba, a arrogância.  Em nossa linguagem moderna, diferente daquela usada antigamente, Jesus disse que "devemos ser humildes".

          A humildade deve fazer parte do nosso caráter, e da capacidade de reconhecer nossas limitações com modéstia.  Para ilustrar este pensamento, vou contar uma estória do Chico Xavier que nos mostra a sua simplicidade como ser humano.

          ... Quando o Chico Xavier mudou-se de São Leopoldo para Uberaba, ele resolveu cultivar uma pequena horta em sua casa.  Porém, em pouco tempo, a horta ficou infestada de formigas que a estragaram.  Chico resolveu então, "conversar" com as formigas, dizendo para elas que precisavam ser mais piedosas, mais compreensivas, pois estavam tirando alimento de quem precisava.

          Chico as convidou a mudarem para o terreno ao lado, para ficarem em um gramado em que elas poderiam viver, e disse que se em três dias elas não se mudassem, ele tomaria medidas mais enérgicas.  Chico não precisou esperar.  No dia seguinte, encontrou somente uma formiga.  Quando alguém perguntou sobre a causa daquela formiga ter ficado, ele respondeu com simplicidade e bom humor: "trata-se naturalmente de uma formiga subversiva".

          Chico Xavier não se casou, não teve filhos, não possuía bens em seu nome, nada tinha de materialidade a não ser o seu corpo físico.  Todos os direitos autorais que recebera foram cedidos a instituições de caridade e espíritas. Em todo momento ele exemplificou a humildade que pregava.  Em suas palavras:

          "Partirei desta vida sem um níquel sequer... Tudo o que veio a mim, em matéria de dinheiro, simplesmente passou por minhas mãos.  Graças a Deus, a minha aposentadoria dá para os meus remédios...  Roupas?  Os amigos, quando acham que eu estou mal vestido, me doam... Sapatos, eu custo a gastar um par...

          Em casa, a nossa comida é simples... Não tenho conta bancária, talão de cheques, nenhuma propriedade em meu nome, a não ser esta casa que eu já passei em cartório para outros, tenho apenas o usufruto...  Nunca tive carros, nem mesmo uma carroça...  De modo que, neste sentido, nada vai me pesar na consciência.  Fiz o que pude pelos meus familiares, e se não fiz mais, foi porque não pude fazer.  Nunca contei o dinheiro que eu trazia no bolso, mesmo aquele que alguns amigos generosos colocavam no meu paletó..."  CHICO XAVIER:  este foi um pequeno extrato da sua vida exemplar.

Finalizando:  O Mundo das Crianças:

          Conta a história bíblica (Marcos 10, 13:16), que uma multidão de pessoas estava com Jesus.  Muitas pessoas, traziam-lhe crianças para que ele as abençoasse.  Mas, os discípulos, na intenção de proteger o Mestre, repreendiam essas pessoas, impedindo que as crianças fossem trazidas.  Mas Jesus disse:  "Deixai as crianças virem a mim.  Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus".

          E Jesus disse ainda:  "Aquele que não se tornar como uma criança, não entrará no reino de Deus".  Em seguida, abençoou as crianças.  Essa curta passagem do Noto Testamento, sugere que se nós quisermos merecer verdadeiramente o reino espiritual, devemos ser humildes.  Devemos ser como as crianças;  elas não têm pecados, são inocentes e puras.

          Nós já fomos crianças.  Mas depois crescemos, e perdemos essa graça, essa pureza inocente (perdemos nossa "humildade" infantil).  E assim, num sentido figurado, temos que nos tornar crianças novamente.  Cresça, mas nunca deixe parte da sua criança interior desaparecer totalmente, e assim nunca lhe faltará alegria, e jamais perderá o reino do céu, tal como prometido pelo Mestre Jesus.
Crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM