VE
c

REVIVENDO A HISTÓRIA


O Estado de Israel

          Vamos dissertar sobre alguns fatos antigos, acrescentando algumas ideias espiritualistas relacionadas.  Ao final, surgirão perguntas para que nós mesmos possamos responder ou refletir.


          Naqueles tempos Bíblicos (antes de Cristo), o povo judeu em Jerusalém, vivia sob o domínio do Império Romano.  O povo judeu vivia uma grande opressão, tendo que pagar altos impostos ao imperador.  Mas, aquele povo assim oprimido, escravizado, tinha também uma esperança, pois havia uma profecia, de que Deus mandaria um Salvador, para livra-los do jugo romano.

          No Antigo Testamento (Bíblia), existem várias profecias nesse sentido, mas uma delas, sobre a vinda de Jesus, dizia o seguinte: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Deus conosco)" - Isaías, 7:14.

          E, a profecia se cumpriu, com a vinda de Jesus, o Messias prometido.  Mas, a maioria do povo judeu não aceitou Jesus como seu Salvador.  "Ele veio para junto dos seus, mas os seus não o receberam" (João, 1:11).  Eles esperavam por alguém, tipo um guerreiro, que os conduzisse a uma guerra para acabar com a cominação do Império Romano sobre as suas terras, sua Pátria.

          Para decepção dos judeus, Jesus não pregava a guerra, mas sim a Paz.  Jesus queria liberta-los, da ignorância espiritual em que viviam, à mercê daqueles "sacerdotes" da época, que além de coniventes com o poderio romano, também oprimiam o povo judeu, pelos dogmas e leis religiosas primitivas, ultrapassadas, que vinham desde o tempo de Moisés, monopolizadas por aqueles arrogantes sacerdotes que se faziam "donos da verdade" para atender à interesses pessoais.

          Podemos dizer, em relação ao Império Romano e também àqueles sacerdotes, que Jesus era visto como um anarquista, pois contrariava os interesses dos maiores poderes vigentes naquela época: o político e o religioso.  E Jesus foi condenado por essas duas forças.

No Novo Testamento, existem várias passagens desse "anarquismo" de Jesus:

     1)  Quando ele dizia: "Meu reino não é deste mundo", ele queria dizer que não aceitava aquele 
          Rei  e seu reinado de Roma sobre os povos.  Diante de Pilatos, este perguntou-lhe: "És o rei 
          dos judeus?"  Respondeu-lhe Jesus:  "Meu reino não é deste mundo.  Se o meu reino fosse 
          deste mundo, a minha gente houvera combatido para impedir que eu caísse nas mãos dos
          judeus; mas o meu reino ainda não é daqui".  (João 18: 33-40)

     2)  Certa vez, Jesus se revoltou contra os sacerdotes, que faziam do Templo um comércio de 
          várias coisas.  Em Jó, 2: 13-22 está escrito: "Na área do templo Jesus achou os comerciantes
          vendendo gado, ovelhas e pombos; e os homens de negócios por trás das suas mesas.  Jesus
          fez um chicote com cordas e expulsou todos, pondo para fora as ovelhas e os bois, espalhando
          no chão as moedas dos negociantes e virando as mesas deles.  Disse: tirem essas coisas daqui.
          Não transformem o Templo em um mercado!"
Jesus

                    Enfim, essas duas passagens citadas, são apenas uma pequena amostra entre outros acontecimentos, mas dá uma ideia dos problemas enfrentados por Jesus.  No Sermão da Montanha, que também resume os ensinamentos de Jesus, existem vários parágrafos em que pode-se perceber a sua pregação de novos entendimentos daquelas leis religiosas defasadas, mas que eram observadas e praticadas até então, sob imposição daqueles corruptos sacerdotes.

          Poucas pessoas entenderam as mensagens e o objetivo de Jesus.  A maioria dos Judeus não o aceitou como seu Messias (Salvador), e até hoje, nesta Era moderna em que estamos, os judeus ortodoxos (conservadores) ainda esperam por seu suposto e "utópico" Messias.

          Continuando com os fatos históricos, ao desenrolar dos acontecimentos, muitos anos depois da morte de Jesus, os soldados romanos expulsaram os judeus de Jerusalém, e destruíram a cidade e o majestoso Templo que lá existia.  Milhares de judeus morreram nessa guerra, e ipso facto, os judeus se espalharam pelo mundo, e ficaram muito tempo sem uma terra, sem uma Pátria.

          Mas a religião judaica diz que Israel foi a terra prometida por Deus, desde os seus ancestrais.  E assim, somente em 1917 o governo britânico (dominante) reconheceu e se posicionou favorável aos judeus na Palestina, e assim foi constituído um Estado judeu naquela região.  O Estado de Israel.
O Estado de Israel

          Por este resumo histórico, podemos entender que Jesus foi enviado por Deus, para aquele lugar (Jerusalém/Israel), para aquele povo judeu e naquele momento.  Não foi para a China, Rússia, Japão, ou qualquer outro lugar.  Mas, ocorreu que os ensinamentos de Jesus foram tão maravilhosos para aqueles que entenderam a sua mensagem de amor e de fé, que os mesmos se encarregaram de propagar essa doutrina pela Europa, e os europeus trouxeram então o Cristianismo para as Américas.

          Às vezes, ouvimos de certos crentes de várias religiões cristãs, a expressão: "Só Jesus Salva!"... Mas, outros mestres também salvam, como Buda, Confúcio e outros.  Os ensinamentos desses Mestres do Oriente, também são maravilhosos, e em muitos aspectos até se assemelham aos ensinamentos de Jesus.  E, nem todos os povos do mundo, conhecem Jesus.

          Se olharmos sob um prisma tão radical, de que somente Jesus salva, surgirá uma pergunta:  E quem não conhece Jesus?  Como é que fica?  Estarão todos condenados?  Não há salvação?

          É um fato para a gente pensar.  Não devemos ser muito fechados, muito radicais em nossas crenças. Devemos reconhecer também os outros Mestres, diferentes de Jesus, mas que possuem o seu valor, sua sabedoria;  devemos até mesmo praticar algumas de suas verdades.  Eles também pregam o "Amor" como Jesus ensinou.  Vejamos algumas frases:

1)  "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei". (Jesus)
2)  "Ninguém viverá verdadeiramente a paz, se continuar guardando sentimentos ruins dentro 
      de si"  (Buda)
3)  "O caminho não está no céu.  O caminho está no coração".  (Buda)
4)  "Onde quer que vá, vá com todo o seu coração".  (Confúcio)
5)  "Se você odeia uma pessoa, então será derrotado por ela",  (Confúcio)
6)  "Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões".  (Lao Tsé)
7)  "Amar profundamente uma pessoa nos dará força.  Ser Amado profundamente por alguém nos
      confere coragem".  (Lao Tsé).

Observação:  O Taoismo, de Lao Tsé, é um misto de filosofia e religião da China antiga.

          Estamos entrando em uma Nova Era de Luz, em que devemos expandir nossa consciência, e buscar por nós mesmos o conhecimento da verdade.  Jesus mesmo disse: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"  (João 8:32).

          Em outras palavras, nós mesmos é que devemos nos libertar.  Não temos que depender de ninguém, nem mesmo de um templo para isso.  "O reino de Deus está dentro de vós".  (Lucas 17: 20-21)
Fiat voluntas tua.
(Seja feita a vossa vontade)


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM