VE
c

TESEUS E MINOTAUROS


Mitologia Grega

          A LENDA:  Na mitologia Grega, há muitos e muitos anos antes de Cristo, conta-se a estória de Teseu e o Minotauro.  Sendo que essa estória já é conhecida, vamos resumi-la apenas para ilustrar com palavras, o nosso tema acima pluralizado.


          O Minotauro era um monstro, meio homem meio touro, que devorava as moças jovens que Atenas lhas entregava como pagamento de um tributo devido a um rei de uma civilização opressora. Teseu era um herói grego, ateniense, que se ofereceu espontaneamente para enfrentar a fera.  Conta essa lenda mitológica, que Ariadne, namorada de Teseu, entregou-lhe um novelo de linha, para que Teseu pudesse entrar no labirinto onde morava o monstro Minotauro, e com essa linha, marcar o caminho de volta.

          E assim foi feito; Teseu entrou no labirinto, marcando o caminho de volta, venceu o Minotauro, e libertou Atenas daqueles sacrifícios (tributos) humanos.  Em resumo, esta é a estória que conta a Mitologia Grega, entre tantas estórias maravilhosas da Grécia antiga. 

          A VERDADE OCULTA:  essa estória, contada pelos gregos, tinha como objetivo, esconder uma realidade vergonhosa para o povo de Atenas.  Naqueles tempos, havia muitas guerras entre os povos, e era muito comum, uma nação conquistar a outra e subjugar o povo assim conquistado.  Isso feria, digamos assim, o orgulho e a soberania da nação conquistada e escravizada. 

          Então, para minimizar essa vergonha, acreditavam os gregos, que seria muito menos vergonhoso, deixar para a história, a ideia de que a sua opressão se devia por causa de um monstro terrível, que ameaçava sua nação, e cuja ira somente podia ser aplacada com o sacrifício humano das indefesas moças jovens.

          Depois, quando aquela situação vergonhosa era superada de algum modo, criavam outro mito, ou seja, de que Teseu, um bravo guerreiro ateniense, teria vencido e liquidado a fera, libertando assim o povo do seu jugo insólito.  Esta, era a verdade oculta por trás de um mito.

          A MITOLOGIA SE REPETE:  hoje, nestes tempos modernos, parece-nos que esta estória se repetiu de uma forma muito semelhante.  Um novo "Minotauro", e um novo "Teseu".  Talvez, muita gente não concorde com a comparação que vamos fazer, ou ainda, com a veracidade da estória com a qual vamos "protagonizar" este comentário, mas como diz um ditado popular:"acredite quem quiser".

          Vamos à estória: ... durante algum tempo, ouvimos falar muito, de um tal Osama bin Laden.  Vimos até a sua "imagem", em vídeos pela televisão.  O terrorista mais procurado do mundo, e ninguém conseguia encontra-lo.  Osama Bin Laden, a quem foi atribuída a responsabilidade pelo ataque de 11 de setembro de 2001 com a destruição das torres gêmeas dos Edifícios no World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos. 

          Passado algum tempo, em 2011 o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (nosso Teseu moderno), anuncia ter facilmente liquidado com o Minotauro (Osama Bin Laden), e diz que mandou atirar o seu corpo no mar.  Mas, "há controvérsias"... Ninguém viu o cadáver, nem mesmo uma fotografia do Bin Laden morto. 

          Ou então, como se diz : "matou a cobra mas não mostrou o pau"... Quem é que vai acreditar? Quer fazer a gente de bobo?  Acreditamos que tudo não passa de um mito:  nunca existiu esse Minotauro (chamado Osama Bin Laden), e a sua derrota foi simplesmente para atribuir o crédito ao nosso Teseu moderno, protagonizado por Barack Obama, e assim lavar a honra de um país poderoso, os Estados Unidos, que não foi capaz de evitar o ataque de 11 de setembro. Ponto.  Não se fala mais nisso. 
          (Ora bolas, me engana que eu gosto). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM