VE
c

O COIÓ


Menino tolo

          Coió, é uma palavrinha espirituosa; parece gíria, mas existe de fato.  Alguns dicionários a registram com o significado de menino tolo. 


          ... Era uma vez um menino.  Seu nome era Luiz.  Não se lhe conhecia o sobrenome, pois todos o chamavam apenas de LUIZ.  Ele não tinha nem mesmo um apelido, como era comum a tantas outras crianças da sua idade.  Luiz tinha 10 ou 11 anos, e possuía alguns traços marcantes: cabeça grande, sobrancelhas negras e espessas emendadas uma à outra sob a testa; uma expressão jocosamente caipira.  Parece que fora caracterizado ou produzido para participar daqueles folguedos juninos. Mas não; estas eram suas feições naturais, e não obstante, a sagacidade e as brincadeiras das outras crianças, lhe pouparam o desconforto de uma alcunha injuriosa.

          Na bucólica cidade zinha onde morávamos, um rio separava a cidade do campo.  Era o rio Passa Quatro.  A cidade crescera ocupando a margem esquerda do rio, e na margem direita, via-se apenas alguns casebres, e os terrenos de uma fazenda.  Margeando o rio, havia também uma estreita estrada de terra.

          Luiz morava no campo, num daqueles casebres que formavam a paisagem.  Bastava-lhe atravessar uma ponte de madeira sobre o rio divisório, caminhar uns cem metros, e já estava na cidade.  Esse trajeto, não demorava mais que 10 minutos de sua costumeira caminhada.

          Aos domingos, eu costumava passar boa parte do dia, pescando à beira daquele rio.  Era um rio pequeno, de corredeiras rasas, mas embaixo daquela ponte, formava um volume d'água, semelhante a uma lagoa, que a gente chamava de poço fundo.  O local era ótimo para uma pescaria, e o rio era rico em pequenos peixes.

          O luiz, sem ter algo para fazer objetivamente, também passava boa parte do dia como "barata-tonta", ou seja, atravessando a ponte sobre o rio, de um lado para outro, no trajeto de sua casa para a cidade, e vice-versa;

   -  Aonde você vai, Luiz?
   -  Vou para a cidade.
   -  Fazer o que?
   -  Nada...
   -  Ôoh, Luiz! Aonde você vai?
   -  Vou para casa.
   -  Fazer o que?
   -  Nada...

          Do sossego da minha pescaria, eu observava o garoto; me parecia sem nexo suas idas e vindas, de lá pra cá, de cá pra lá... e para nada...(?) - Podia-se repetir mil vezes aquelas perguntas, que as respostas do garoto eram invariavelmente as mesmas.  E cada vez que o Luiz passava por ali, cruzando a ponte, ele também fazia sua perguntas sempre repetitivas;

   -  Pegou "ARGUM?"  (Ele queria saber se eu havia apanhado alguns peixes).
   -  Sim... (eu respondia).
   -  "Deixa eu ver?"  (Eu lhe mostrava uma fieira de peixes, e ele se dava por satisfeito);
   -  AAHH !...
          Na ida para a cidade, ou de volta para sua casa, naquele vai e vem, o Luiz queria saber: "pegou argum?";  "Deixa eu ver?"

          Certa vez, acho que eu não estava muito bem humorado, e antes que ele me perguntasse se eu havia "pegado argum", fui logo respondendo:
   -  "Argum" não peguei não, ôoh, Chico Bento, peguei foi lambari, mandi, timburê...
   -  Deixa eu ver?
   -  A cobra comeu...
   -  AAHH !

          O garoto era tão chato e tolo, que até esta estória ficou parecida com ele; assim meio coió, sei lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM