VE
c

MALHAÇÃO DO JUDAS


Sábado da aleluia

          Todos conhecem essa tradição, praticada em todo o Brasil.  É uma festa pagã, que nos foi trazida pelos portugueses, creio, porque na Europa, em alguns países também se pratica esse costume: "Judas, o traidor de Jesus, em troca de 30 dinheiros".


          Esse episódio da história, é revivido anualmente, depois da sexta-feira santa, no tradicional sábado da aleluia;  um boneco de pano, satirizando ou não, uma figura política desprezível, é malhado em plena praça pública, para a alegria da criançada.

          Costuma-se também atirar moedas ou balas para as crianças, para lembrar, ou simbolizar uma atitude vilipendiosa, corrupta ocorrida naquele passado distante, há mais de 2000 anos, contra o nosso mestre Jesus.  As pessoas que fazem o boneco, costumam recheá-lo com bombas ou fogos de artifício.  Além dessa malhação, enforcando, queimando, tripudiando de todas as formas o boneco, tem também o testamento do Judas, que normalmente é escrito com versos rimados, e cuja finalidade é brincar com as pessoas conhecidas da cidade, citando seus nomes, e destinando-lhes os bens mais desprezíveis que pertenceriam ao Judas traidor.  Para esse ato, vale a criatividade das pessoas, ou seja, dos organizadores. 

          Eu me lembro que no meu tempo de criança, que lá em Passa Quatro-MG, o grande animador dessa festa, era um homem chamado Silvio melo.  Ele era um mestre em "bolar" e escrever esse testamento do Judas, fazendo pilhérias com os nomes das pessoas mais proeminentes da cidade.  Silvio Melo, era um homem que gostava de participar de todos os folguedos comemorativos da cidade. 

          Mas, hoje em dia, o nosso "Judas", também se modernizou.  Já não se vende mais por apenas 30 dinheiros.  Oh não, isso é coisa daquele tempo, de um passado distante.  Hoje, os nossos "Judas" só falam em "milhões",  ou "quá-quilhões", como diria o tio Patinhas, personagem do desenho animado. 

          Hoje em dia, pensando bem, vamos malhar um judas moderno, e eu daria início a um testamento desse Judas, mais ou menos da seguinte forma:

                                    Sou um Judas tupiniquim,
                                    ser traidor é a minha sina.
                                    E somente a justiça divina,
                                    é que poderá me julgar;
                                    mas judas iguais a mim,
                                    garanto não vai faltar.

                                    Eu tenho muitos colegas,
                                    no Palácio lá em Brasilia;
                                    prá eles não deixo nada,
                                    só deixo a mala vazia.

                                    Ao meu povo brasileiro,
                                    eu só causei sofrimento,
                                    por isso todos aguardam,
                                    para ler meu testamento...  ...  (bem, mais ou menos por aí).

          Motivos para malhar, nós temos de sobra:  Há corruptos, políticas traiçoeiras, falcatruas com o dinheiro público, formação de quadrilhas, todo tipo de escândalos, crimes de irresponsabilidade;  o que é tudo isso senão lesar a nossa Pátria amada?  Uma ofensa à nação brasileira?
Vamos malhar esses Judas!  Não só aquele de antanho, mas também os atuais!  Eles merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM