VE
c

CORAÇÃO GENUFLEXO



          Aconteceu em Resende, ano de 1990, se não me falha a memória.  O local, foi no CCRR (Centro Cultural e Recreativo Resendense).  O evento, foi a entrega do título de Cidadão Resendense, a um empresário local, de nome Marcelo Gonçalves, entre outros agraciados. 


          Um fato singular, mas curioso, aconteceu naquele dia, ou melhor, naquela noite, mas que ainda hoje guardo na lembrança. ... Reunidos no auditório do CCRR, o público, os homenageados, vereadores, e alguns políticos, entre os quais, Noel de Carvalho, na época prefeito, e também da época, o Deputado José Mauricio.  Vamos ao fato:

          ... Iniciada a sessão solene da entrega do título de Cidadão Resendense, e seguindo uma parte introdutória, ouvimos vários discursos.  Discursos muito bons, proferidos por experientes oradores. Mas eu fiquei mesmo admirado, foi com o discurso do deputado, José Maurício.

          Ele falava com voz alta, eloqüente, e com um entusiasmo que arrancava aplausos a todo instante.  Ele dispunha de um vocabulário rico, e sabia construir frases de improviso, usando palavras bonitas, e às vezes palavras não muito comuns, mas que impressionavam.  - E eu estava ali, em meio ao público presente, embevecido como muitos estavam, pelo cabedal de cultura do eminente orador.

          Já não me recordo agora, da íntegra do seu discurso, mas parece que ainda ouço uma de suas frases: "Eu e o Noel de Carvalho, de mãos dadas, e o Coração Genuflexo."
CORAÇÃO GENUFLEXO!!!  Meu ouvido atento registrou alguma coia diferente.  CORAÇÃO GENUFLEXO!
Eu nunca tinha ouvido essa expressão, daí o meu susto.  Ele a usou, num determinado momento em que falava da sua aliança com o nosso prefeito (na época), Noel de Carvalho.

          Coração Genuflexo... ... Teria o orador usado de uma impropriedade linguística?  Ou improvisado uma expressão apenas para completar sua frase com palavras rebuscadas?  Estaria correta a expressão usada?  O que significaria, na verdade?
Estas dúvidas me atormentaram pelo resto da noite.  A palavra "Genuflexo" fez recordar meus tempos de Catecismo, na Igreja Católica.  Um saudoso padre havia me ensinado, que se deve fazer uma genuflexão, ou seja, ajoelhar-se brevemente, sempre que estivermos transitando dentro da igreja, e estivermos passando diante do altar, de um lado para outro, por ser ali um lugar sagrado, e onde o Espírito Santo está sempre presente.

          Pois bem.  Procurei inicialmente, fazer uma ligação do ato de ajoelhar-se, com a expressão usada naquela noite, naquele discurso.  Mas não consegui entender; coração ajoelhado? ... Procurei no dicionário.  Lá estava:
Genuflexão, s.f. Ato de ajoelhar.
Genuflectir, v.s. compl. Dobrar o joelho, ajoelhar. 
O dicionário não esclareceu nada.
O ilustre orador, teria então usado de uma linguagem metafórica, ou de uma licença poética, ou de qualquer outra linguagem figurada.  -  Gosto de metáforas.  Algumas são bonitas, e de fácil captação do sentido que emprestam à frase, como por exemplo:
... o pé da mesa.
... os olhos do dia vão se abrindo, lentamente...

          Mas coração Genuflexo... O nosso brilhante orador não cometeu nenhum erro, porque sei que a nossa querida Linguá Pátria é muito rica e permite que se construa frases usando dos muitíssimos recursos que ela oferece.  Mas o registro fica apenas por conta do fato curioso, cuja frase ainda me soa incomum, e que eu não conseguiria usar: Coração Genuflexo!


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM