VE
c

GINÁSIO SÃO MIGUEL


Itamonte-MG

          O antigo Ginásio São Miguel, em Passa Quatro-MG, hoje renomeado para Colégio São Miguel, é atualmente um educandário para formação de jovens em vários cursos.  Milhares de alunos passaram pelo antigo "Ginásio", e até hoje guardam suas lembranças, pois era um ensino de qualidade, e dirigido por padres da congregação Belo Ramo, ou "Betharram" (em Latim).


          Vou relembrar um fato interessante e divertido que me veio na memória.  O fato envolve um saudoso Professor de Religião e Ciências, e também um aluno chamado Floramante (até hoje meu grande amigo e saudoso colega dos tempos do Ginásio).  Dentre muitos ex-alunos do Ginásio São Miguel, quem não se lembra do Padre Francisco?  Aquele a quem os alunos chamavam de "Chico Mineiro"? (Vejam na foto acima).  Seu nome completo era Francisco de Paula Silva. 

          Pois bem, estávamos na 3ª Série do curso ginasial, e o Pe. Francisco nos dava uma aula de ciências naturais, ou seja, aspectos encontrados na natureza.  Não sei por que razão, mas os alunos (colegas nossos), sempre abusavam da paciência desse Padre.  E eles sabiam que o "Chico Mineiro" era estouradão!  Ficava nervoso por pouca coisa. 

          Mas, voltando para a nossa aula, o Pe. Francisco falava sobre as folhas das plantas, e a sua classificação de acordo com o formato de cada uma.  Ele explicava que as folhas se classificam quanto à forma em:

Folhas serrilhadas - (folhas com bordas picotadas semelhantes a uma serra);
Folhas lanceoladas - (folhas compridas e pontudas parecidas com uma lança);
Folhas dentadas - (folhas que apresentam umas entradas como dentes separados);

          Enfim, já não me lembro de todos os tipos de folhas, mas no caso, dava para entender que eram todas folhas pequenas, delicadas.  O Pe. Francisco nos deu então uma tarefa: para a próxima aula, cada aluno deveria colher na mata ou em qualquer jardim, um tipo de folha, conforme o entendimento de suas explicações.  Nessa próxima aula, é que o Pe. Chico iria "perder a linha".

          Os alunos entenderam perfeitamente, e cumpriram a tarefa; não imaginaram qualquer controvérsia, com exceção de um aluno, só para provocar o "Pe. Chico Mineiro".  Esse aluno era o Floramante.  Ele entrou na sala de aula, carregando uma enorme folha de bananeira, isto é, um tipo de folha que fugia completamente às explicações do professor (e também de um tamanho desproporcional ao objetivo da aula).

          O "Pe. Chico" percebeu a ironia, e tomou isso como uma provocação!  Ficou irritadíssimo (pê da vida, como se diz), e não conseguiu sequer continuar com sua aula nesse dia.  A sua irritação fez com que ele ficasse muito bravo, mas eu não me lembro das palavras que usou para o seu xingamento, ou seu desabafo.  Os alunos, colegas de classe, ficaram quietinhos, mas interiormente escondendo um sorrisinho pela graça que achavam daquela situação. 

          Mas o Floramante, apesar da sua ação intencional naquela época, tinha razão.  Eu também nunca soube classificar essa folha de bananeira de acordo com as aulas do querido "Pe. Chico Mineiro".  E hoje, eu também não sei por onde anda o Pe. Francisco, mas ele deve se lembrar desse fato com uma boa risada, ou pelo menos um sorriso.  Saudades do Ginásio São Miguel e do Padre "Chico Mineiro". 

(OBSERVAÇÃO: um fato a ser lembrado: o nosso Padre Francisco era natural de ITAMONTE-MG, e foi ordenado Padre em Passa Quatro (em 1960 ou 61), juntamente com o filho da cidade, o Padre Nelson de Souza (que mais tarde deixou a batina).


3 comentários:

  1. Estudei no São Miguel em 1968. Convivi com Pé.Chico e Pe Nelson ainda em Conc. Do Rio Verde, Seminário São José, antes de irmos para Passa Quatro...Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Ola Guilherme,sou Ricardo Natal Bruno conhecido como italiano no colegio sou de Angra dos Reis, estava nesse dia da folha de bananeira do Floramante.
    Muitas saudades de dessa epoca.
    Abracos a todos vcs

    ResponderExcluir
  3. estudei no internato do gimnasio Sao Miguel onde aprendí grandes licoes de vida

    ResponderExcluir

FALO POR MIM