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O SERMÃO DA MONTANHA


Sermão do Monte

          A Bíblia, é composta de 73 livros, sendo que 46 corresponde ao Antigo Testamento, e 27 ao Novo Testamento.  O Novo Testamento, corresponde à vida de Jesus Cristo e seu Evangelho.  A parte mais bonita do Evangelho de Jesus, é o Sermão da Montanha, que trata praticamente do essencial, ou seja, um resumo de todos os seus ensinamentos. 


          Nesta oportunidade, vou apenas compilar de um livreto publicado pela Sociedade Bíblica do Brasil, que contém o Sermão do Monte.  O restante da história, se encontra no Evangelho completo ou então na Bíblia Sagrada,

O SERMÃO DA MONTANHA

          Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos.  E ele passou a ensina-los, dizendo:

BEM AVENTURADOS os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
BEM AVENTURADOS os que choram, porque serão consolados.
BEM AVENTURADOS os mansos, porque herdarão a terra.
BEM AVENTURADOS os que teem fome de sede de justiça, porque serão fartos. 
BEM AVENTURADOS os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

BEM AVENTURADOS os puros de coração, porque verão a Deus.
BEM AVENTURADOS os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
BEM AVENTURADOS os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
BEM AVENTURADOS sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.

          Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus;  pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Os discípulos, o sal da terra.  Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor?  Para nada mais presta senão para, lançado fora, e ser pisado pelos homens.

Os discípulos, a luz do mundo.  Vós sois a luz do mundo.  Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para coloca-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa.  Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Jesus não veio revogar a lei, mas cumprir.  Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas;  não vim para revogar, vim para cumprir.  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um "i" ou um "til" jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.

Aquele pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus;  aquele porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Jesus completa o que foi dito aos antigos. Do homicídio.  Ouvistes que foi dito aos antigos: "Não matarás"; e quem matar estará sujeito a julgamento.  Eu porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento no tribunal;  e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar com teu irmão;  e então, voltando, faze a tua oferta.  Entra em acordo sem demora com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.  Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. 

Do adultério.  Ouvistes que foi dito: "Não adulterarás".  Eu porém, vos digo:  qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.  Se teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti;  pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.

E se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti;  pois te convém que se perca um dos teus membros e não vá todo o teu corpo para o inferno.  Também foi dito:  aquele que repudiar sua mulher, de-lhe carta de divórcio.  Eu porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de adultério, a expõe a tornar-se adúltera;  e aquele que casar com a repudiada, comete adultério.

Dos juramentos.  Também ouvistes que foi dito aos antigos:  "Não jurarás falso", mas cumprirás rigorosamente para com o senhor os teus juramentos.  Eu porém vos digo:  de modo algum jureis: nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser o estrado de seus pés;  nem por Jerusalém, por ser a cidade do grande Rei. Nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.  Seja porém, a tua palavra: sim, sim: não, não.  O que disto passar, vem do maligno.

Da vingança. - Ouvistes que foi dito: "Olho por olho, dente por dente". Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra.  E ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.  Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.  Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. 

Do amor ao próximo. - Ouvistes que foi dito:  "Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo". Eu, porém vos digo:  Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.  Para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.  Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?  Não fazem os publicanos também o mesmo?  E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais?  Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

Da prática da justiça. - Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles;  doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

Como se deve dar esmolas. - Quando, pois, deres esmolas, não toqueis trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.  Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.  Tu, porém ao dares esmolas, ignora a tua mão esquerda o que faz a tua direita;  para que a tua esmola fique em secreto:  e teu Pai que vê em secreto, te recompensará.

Como se deve orar. - E quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens.  Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.  Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto;  e teu Pai que vê em secreto, te recompensará.

E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

A oração dominical. - Portanto vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;  Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;  O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  E perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a que nos tem ofendido:  E não nos deixeis cair em tentação; mas livra-nos do mal; (pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre, Amém). Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará.  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Como jejuar. - Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas;  porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam.  Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.  Tu porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto; com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim, ao teu Pai em secreto;  e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 

Os tesouros no céu. - Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam.  Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam;  porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 

A luz e as trevas. - São os olhos a lâmpada do corpo.  Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.  Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

Os dois senhores. - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar o outro;  ou se devotará a um e desprezará ao outro.  Não podeis servir a Deus e às riquezas.

A ansiosa solicitude pela vida. - Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir.  Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta.  Porventura, não valeis muito mais do que as aves?

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam.  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Portanto não vos inquieteis, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas:  pois o Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

O juízo temerário é proibido. - Não julgueis, para que não sejais julgados.  Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.  Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?  Ou como dirás a teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?  Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Não deis o que é santo aos cães. - Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e voltando-se, vos dilacerem.

Jesus incita a orar. - Pedi, e dar-se-vos-á;  buscai, e achareis;  batei, e abrir-se-vos-á.  Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.  Ou qual de vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?  Ou se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?  Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas coisas aos que lhe pedirem?  Tudo quanto, pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei, e os profetas. 

As duas estradas. - Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela).  Porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Os falsos profetas. - Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.  Pelos seus frutos os conhecereis.  Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?  Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.  Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

Assim pois, pelos seus frutos os conhecereis.  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!  Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor!  Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci.  Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Os dois fundamentos. - Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.  E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.  E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

O fim do sermão do monte. - Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas com a sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas. 
(OBSERVAÇÃO: Este Sermão do Monte, pode ser encontrado em S. Mateus, capítulos 5 a 7. Vale a pena ler, e meditar sobre o seu significado).






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