VE
c

CONHECE-TE A TI MESMO


Pitágoras

         "Conhece-te  a  ti  mesmo";  esta frase, é atribuída a Pitágoras, matemático e filósofo grego, que viveu há mais de 500 anos antes de Cristo.  Esse nome, Pitágoras, faz a gente lembrar do "teorema de Pitágoras",  e  daquele enunciado de que em um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos, é igual ao quadrado da hipotenusa.  Quem não se lembra?  Quem estudou ou estuda, sabe disso.


         Mas, não vamos falar aqui de matemática ou geometria.  Não.  Nós vamos é filosofar.

          No tempo de Pitágoras, haviam "Escolas de Mistério", onde só podiam frequentar os "iniciados", ou estudantes que buscavam o saber relacionado com os mistérios da vida.  Melhor dizendo, eram escolas de Estudos Esotéricos.  Conta-se (mas não se sabe com certeza), de que o próprio Jesus Cristo frequentou uma Escola dessas, naquele espaço de tempo que vai dos seus 12 aos 33 anos, e que não há registro na Bíblia, do que teria feito Jesus nesse "hiato" de tempo. 

          Muito bem, mas quando a gente faz uma reflexão sobre essas questões, podemos vislumbrar um mistério no ar, de como foi possível tanta sabedoria naqueles tempos tão antigos, onde inexistia os recursos modernos que temos hoje.  Pitágoras foi um sábio.  Jesus foi um sábio. E tantos outros como Confúcio, Buda, Sócrates, etc.  Como isso era possível?  O que ensinava aquelas "Escolas de Mistério?"  Será que formavam sábios?

          É neste ponto que vamos refletir.  Jesus disse o seguinte: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".  Pitágoras disse basicamente a mesma coisa, mas com outras palavras: "conhece-te  a  ti mesmo".  Mas, como vamos conhecer a verdade?  Ou conhecermos a nós mesmos?  Onde?

          No caso de Jesus, a verdade de que ele fala, só poderemos encontra-la no seu Evangelho, mas desde que nos seja corretamente ensinado, interpretado, ou seja, de uma forma muito além de uma simples leitura com uso do nosso intelecto.  Nas suas palavras ou ensinamentos, estão ocultas muitas coisas que precisamos captar, ou entender o significado.

         Um exemplo simples, está na oração do "Pai Nosso", que todos conhecem, e que foi ensinada por Jesus.  Quando dizemos "Pai nosso", devemos entender que Deus é pai de toda a humanidade, e não apenas nosso, de uma forma restrita.  O "pão nosso de cada dia", não significa apenas o pão material como alimento físico, mas também o pão no sentido de saúde, paz de espírito, harmonia, felicidade, etc.

          A parte mais bonita do Evangelho de Jesus, está no "Sermão da Montanha", mas este também precisa de uma interpretação muito cuidadosa e aprofundada.  Não é fácil essa interpretação, a não ser que a gente queira busca-la com uma dedicação sincera.

          Da nossa dedicação aos ensinamentos de Jesus, resultará o conhecimento de nós mesmos, como disse Pitágoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM