VE
c

HISTÓRIA x ESTÓRIA


polêmica gramatical

          Há uma polêmica quanto à grafia de "história"  e  "estória".  Livros comuns de leituras, Gramáticas e Dicionários registram divergências no que se refere ao uso dessas palavras.  Vamos lançar um pouco de luz sobre esse assunto, para que cada um faça o seu julgamento ou adote a sua preferência pessoal. 


          Não faz muito tempo, acho que foi no ano passado (2017), um amigo que eu considero muito, me fez uma observação, dizendo que eu não precisava fazer distinção entre "história" e "estória".  Bastaria utilizar apenas a grafia "história".  Justificava esse meu amigo, que a palavra "estória" já não se usa mais, por se tratar gramaticalmente de um arcaísmo.

          Esse meu amigo, não deixa de ter certa razão, porque realmente encontramos a palavra "história" como sendo mais comumente usada.  Mesmo assim, eu continuo fazendo a distinção entre essas duas formas de escrever, porque também tenho minhas convicções, que justifico.

          As duas grafias "história" e "estória" existem.  O dicionário Houaiss, traz as duas formas.  Eu sempre tive ótimos professores de Português, e aprendi assim, isto é, fazendo a distinção no uso de diferentes conceitos:  usamos "estória" para narrativas populares, fictícias.  Usamos "história",para fatos reais ou históricos, ou ainda como ciência.

          Não obstante, eu me apoio nos ensinamentos (atuais) de um grande professor de Ribeirão Preto-SP, chamado Luiz Antônio Sacconi.  Possuo todos os livros de Português editados por esse professor, tais como:  Gafite (5 volumes);  Nossa Gramática;  Gramática Essencial da Língua Portuguesa;  Nossa Gramática Prática;  1.000 Erros de Português, entre outros.

          Com referência ao nosso tema, "História x Estória", esse professor Sacconi diz o seguinte: "Que é preciso erradicar de vez o preconceito que certas pessoas nutrem contra essa palavra estória, que é absolutamente correta e até se faz necessária.  Convém ter em mente que história denota fato real, verídico e comprovado em documentos.  Estuda-se na escola.
Ficção
          Estória, é ficção, conto infantil, narração, lenda, fábula.  Pode significar ainda, balela, lorota, conversa fiada"  
Luiz Antônio Sacconi cita ainda outros autores:

a)  João Ribeiro, uma autoridade respeitável em questões do idioma, afirma em sua obra "O FOLCLORE": "podemos adotar a forma arcaica estória ao lado de história com a distinção que fazem os ingleses entre story  e history.

b)  Luis Câmara Cascudo, um dos nossos folcloristas, escreveu: "Trinta Estórias Brasileiras"  e "Das Estórias que o Povo Conta".

c)  Nelson de Faria (mineiro de Pedra Azul, bacharel em Direito e escritor), é autor de uma obra que merece a nossa leitura:  "Tiziu e Outras Estórias".

          Se nenhum desses insignes autores hesitou em escrever "estória", por que vou hesitar?  Vamos citar mais alguns exemplos sobre "história", para que nos acostumemos:

a)  "A historia nos conta quem foi Napoleão, Hitler e Frederico II";
b)  "Atílio conhece muito bem a história da Segunda Guerra";
c)  "Conheci o seu professor de História, que não gosta de contar estórias da nossa história".

OBSERVAÇÃO:  a palavra "história" como disciplina ou ciência, é conveniente que se escreva com inicial maiúscula, mas não é obrigatório.

Conclusão:

          Essas duas palavrinhas tão semelhantes na sua pronuncia, realmente podem suscitar dúvidas quanto à sua maneira de escreve-las.  Particularmente, faço um esforço para escrever o mais corretamente possível.  Afinal, eu sou brasileiro, e adoro a nossa Língua Pátria.

"A pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo". (OLAVO BILAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM