VE
c

PADRE DOMINGOS

Missa na Igreja Matriz          Revmo. Pe. Domingos, Diretor e Professor do Ginásio São Miguel, na cidade de Passa Quatro-MG.  O Padre Domingos, era carinhosamente chamado de "Domingão".  Ele não ligava.  Esse aumentativo do seu nome, era devido ao seu temperamento muito severo com seus alunos mais confiados ou desobedientes.  Ele era severo e bom camarada ao mesmo tempo.  Sabia levar a bom termo essas duas qualidades. 


          O Padre Domingos, era um grande professor de História.  História do Brasil e História Geral. Não usava livros para essa matéria.  Estava tudo na sua cabeça, como se esta fosse um computador.  Qualquer dúvida sobre essa matéria, era só perguntar ao Padre Domingos.

          Suas aulas pareciam um teatro, ou então um filme de cinema.  Parecia que a gente estava vendo as imagens.  Ele falava de uma forma eloquente, e gesticulava, prendendo a atenção de seus alunos.  Ao final de cada aula, os alunos estavam todos entusiasmados, repetindo gestos, e fazendo a saudação: Heil Hitler!  Isto, quando o Padre Domingos descrevia ou narrava os acontecimentos desta parte da história, dos horrores da 2ª Guerra Mundial.  Mas era muito legal.  Nunca houve professor igual.

          RELIGIÃO. O Padre Domingos não era professor só de História.  Ele também ensinava religião.  Mas, as suas aulas de religião, também eram diferentes.  Ele tinha uma mentalidade aberta, e não se prendia apenas aos dogmas que todos já conheciam. Não. Ele ensinava, por exemplo, que a terra tinha milhões e milhões de anos, ou como ele mesmo dizia: "Quaquilhões de anos, como diz o Tio  Patinhas". (Ele fazia uma alusão divertida ao personagem do desenho animado de Walt Disney).

          E dizia também, que o homem pode muito bem ter sido produto de uma evolução, como dizem os cientistas paleontólogos, em teoria.  A história bíblica de Adão e Eva, dizia, é apenas uma forma poética, alegórica, para dizer que Deus criou o homem.  Adão e Eva nunca existiram como personagens históricos, mas representam o caráter psicológico do homem desde o seu aparecimento na terra até hoje.  O Padre Domingos fazia uma comparação do homem pré-histórico, com o personagem "Brucutu", das estórias em quadrinhos daquela época, cujas revistinhas eram muito populares.

          Depois, mais seriamente, defendia os preceitos morais e bons costumes que deveriam ser observados em relação ao nosso próximo.  Ele dizia, que todo trabalho ou serviço, deve ser remunerado.  E, defendia a Igreja, quanto a algumas críticas que diziam ser o ministério dos padres, "um meio de vida".

          Ele dizia que a Bíblia poderia ser um simples romance, ou um tratado de psicologia do comportamento humano, e que a sua correta interpretação, continha maravilhosos ensinamentos  e respostas para todas as questões que afligem a humanidade.  E, que os padres tinham o dever de prestar esse serviço, de orientar aqueles que buscavam um sentido para a vida, através da religião.

          Às vezes, o Padre Domingos colocava uma questão comum da nossa vida, para discussão em plena sala de aula, pelos alunos.  Uma questão, por exemplo, envolvendo pessoas de nossa família.  O que pensavam sobre as regras de conduta, ou quando alguém abusava da confiança em relação às nossas irmãs solteiras.

          Cada um defendia suas idéias. Já não me lembro com detalhes sobre essas discussões, mas no final, o Padre Domingos apresentava o ponto de vista, não só dele próprio, mas segundo os preceitos morais vigentes, e segundo o que dizia a religião cristã.  O livre arbítrio do homem, é que decidiria seu próprio destino, dizia.

          Enfim, eram questões de uma profundidade muito grande, difícil às vezes de entender.  Mas era um ensinamento diferente de uma aula de religião comum.  Esse Padre Domingos tinha conhecimento e sabedoria.

          Que saudade! Hoje não há, entre seus ex-alunos, aquele capaz de dizer que não gostava de suas aulas. Mas ele continuará vivo e presente na memória de todos aqueles que o conheceram. O nosso querido e saudoso Padre Domingos.

(Observação: na foto acima, vemos O Pe. Domingos, Pe. Joaquim, Pe. Michel e Pe. Geraldo, todos professores do Ginásio São Miguel)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM