VE
c

PRECIOSISMO


Lingua Portuguesa

          O chamado "Preciosismo", é apenas um exagero na linguagem (escrita ou falada), que dificulta a clareza daquilo que se quer comunicar na Lingua Portuguesa.  Não se trata de "Vícios de linguagem"; esse é outro assunto para um estudo específico.  O uso do Preciosismo deve ser restrito, porque uma linguagem rebuscada não é sinônimo de linguagem culta.


          Vou contar uma estória, para melhor entendimento e exemplo de um Preciosismo.  No Ginásio São Miguel, de Passa Quatro-Mg, um professor de Português, chamado Joaquim Soares (Padre), nos contou a seguinte estória:

          ... Certa vez, em certo lugarejo, um homem aproxima-se de um caudaloso rio, onde está um velho muito humilde, com seu cãozinho e sua canoa, prontos para cruzar o rio à outra margem.  O homem, recém chegado, cheio de si, e com ares de superioridade, fala ao velho: - "Quanto queres, para me transportar deste polo ao outro extremo?"  

          Mas o velho da canoa não entendeu nada do que aquele arrogante sujeito dissera.  E respondeu simplesmente: - "O cachorrinho não morde não senhor",  e entrou na canoa com seu cãozinho e foi se afastando da margem. O sujeito arrogante vociferou: - "Oh! Mísero barqueiro, dar-te-ei uma porrada no alto da sinagoga, reduzirei tuas massas cefálicas e o enviarei às regiões cadavéricas"... O canoeiro outra vez nada entendeu do que o sujeito acabara de dizer, e continuou tranquilo a sua travessia do rio.

          E assim termina essa pequena estória que acreditamos seja fictícia, mas serve para enfatizar o Preciosismo, ou seja, o tipo de linguagem utilizado pelo tal personagem arrogante.  Nosso professor de Português (o saudoso Pe. Joaquim), nos deu outros exemplos de frases com esse tipo especial de linguagem, que descrevemos abaixo:

Exemplos de Preciosismo:

"Isto é prosopopeia flácida para acalentar bovino"  (Isso é conversa mole para boi dormir)
"Deglutir o batráquio" n (engulir sapo)
"Retirar o filhote do equino da pertubação pluviométrica" (tirar o cavalinho da chuva)
"A fêmea ruminante deslocou-se para o terreno alagadiço" (A vaca foi pro brejo)
"Filho de uma inocente mãe que presta serviços sexuais em troca de dinheiro"  (FDP)

          Nosso professor falou ainda de outros exemplos de frases desse tipo, de palavras isoladas, mas infelizmente não melembro mais.  Atualmente, podemos observar que os advogados e outros profissionais da área, praticam uma linguagem que chamamos de "jurisdiquês", que nada mais é do que um Preciosismo.

          Esses profissionais, gostam de falar com erudição, e não perdem a oportunidade  de repetir: "vossa excelência", "data vênia", e outros termos latinos.  Metáforas também fazem parte do seu linguajar.  É bonito, mas não deve ser exagerado.  Quando usado sem vaidade, com sutileza, em momentos oportunos, o Preciosismo é bem vindo ou até mesmo conveniente, como nesta notícia que saiu no jornal Correio Brasiliense:

          "O piloto de uma aeronave da companhia aérea Transavia Airlines foi obrigado a realizar um pouso de emergência porque um passageiro se recusava a parar de soltar flatulências, informa o Correio Braziliense" (Piloto teve que fazer um pouso de emergência porque o passageiros não parava de soltar "pum").

          É isso mesmo que você leu: o passageiro não parava de soltar puns!  O caso aconteceu em um voo que saiu de Dubai (Emirados Árabes) para Amsterdâ (Holanda). - OBS.: Quem quiser pesquisar essa notícia, publicada em 20/02/2018, basta acessar: http://mudancadeparadigmas.com

          Particularmente, prefiro seguir o pensamento de um poeta e romancista francês, Jean Cocteau, que diz o seguinte: "Cumpre falar com simplicidade das ideias complicadas e com sutileza das ideias simples". Ou ainda, outro escritor famoso, Fernando Pessoa, português, (1888-1935), que disse o seguinte:  "Eu não escrevo em português.  Escrevo eu mesmo".
OBSERVAÇÃO; Os videos abaixo, não falam do preciosismo, mas tratam deuma forma divertida, questões da nossa querida e maravilhosa Língua Pátria:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM