VE
c

VOCAÇÕES SACERDOTAIS


Padre José Bispo

          Coqueiral é uma pequena e bela cidade do Sul de Minas, passando pela Rodovia Fernão Dias, pelas cidades de Três Corações, Campanha, Nepomuceno e outras.  Coqueiral tem aproximadamente 10.000 habitantes. A base da sua economia, é a agricultura, principalmente o café.


          Certa vez, um velho amigo meu, de Resende-RJ, chamado Boanerges (e sua esposa Almerinda), me convidou para ir com eles a essa cidade chamada Coqueiral. Convidaram-me para conhecer o filho deles (filho adotivo) que se tornara padre e havia sido designado para assumir a Paroquia daquela cidade mineira.

          Aceitei o convite com satisfação e agrado.  Quando lá chegamos, foi uma festa, devido a visita inesperada dos velhos pais de criação ao seu filho adotivo.  Uma verdadeira bênção.  E assim fiquei conhecendo o padre José Bispo, que até então eu não conhecia.  (Veja na foto).

          Causou-me admiração esse padre, pois em nossas conversas, fiquei sabendo que aquela gente simples de Coqueiral, estava muito feliz com o padre José Bispo, pois ele se dedicava muito, tanto às pessoas do lugar (da cidade), como também àquelas pessoas que moravam distantes, na roça, e que não tinham muito acesso à igreja da cidade, por motivos ou dificuldades diversas.

          O Pe. José Bispo realizava então, missas campais, ou seja, ao ar livre, na roça, e desta forma, se aproximava daquelas pessoas para conhecer seus problemas, suas aflições, e conforta-las com seu dom espiritual.  Um verdadeiro "sacerdócio", em plena extensão da palavra.

          Eu achei aquilo admirável.  Um ministério divino do qual eu não seria capaz, como certa vez fui convidado para ingressar no Seminário dos padres betharramitas lá em Passa Quatro-MG.  A minha visita à cidade de Coqueiral, foi no ano de 1977, uma época de ouro da juventude, com suas músicas, seus costumes, etc.  Os jovens dessa época, estavam voltados para outros interesses, mas nunca para a vocação de um padre, tal como o José Bispo.

          Eu conversei bastante com esse padre, e num determinado ponto da nossa conversa, eu perguntei a ele, como seria o futuro das "vocações sacerdotais", já que os jovens de hoje nascem com uma mentalidade muito diferente daqueles jovens de gerações passadas.

          O Pe. José Bispo me respondeu que, isso já estava previsto na Bíblia; que futuramente as pessoas adorariam Deus em espírito e em verdade, pois a verdadeira adoração vem do coração, e não depende de fatores externos, como lugar, cerimônias, templos ou sermões.  "Deus é espírito;  e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".  (João4.23).  Em outras palavras, o futuro estará embasado em nossa fé.

          Essa explicação do Pe. José Bispo me confortou enormemente, pois elucidou muitas dúvidas que eu ainda tinha sobre esse assunto.  Senti-me como se Deus tivesse me enviado a Coqueiral, para receber essa bênção de um verdadeiro sacerdote.  E assim, a nossas viagem de volta transcorreu maravilhosamente bem.  Parecia até que os anjos viajavam conosco, nos protegendo.  Tudo deu certo; sem nenhum empecilho.

          Talvez, uma dúvida que alguém possa ter, de acordo com a explicação do Padre José Bispo, seria: Quando?  Ele disse que no "futuro", as pessoas adorarão a Deus dessa forma:  apenas em espírito e em verdade.  O que dá para entender, que esse futuro ainda estaria muito, muito distante.

          A resposta para essas dúvidas, talvez o nosso querido padre José Bispo respondesse mais ou menos assim: - não se trata de mensurar esse tempo.  Deus é eterno, e não está preocupado com o tempo.  A vida é eterna.  Nós é que temos que nos preocupar com o tempo presente, o agora.  Agora é o momento de nos dedicarmos a Deus. 

          Vamos buscar nossa religiosidade dentro de nós mesmos.  Há muitos caminhos para isso. Caso contrário, o materialismo dialético tomará conta de nós, ou seja, uma interpretação errônea sobre toda a natureza, sobre a nossa crença em Deus.  E o resultado será o caos.  Mas não se preocupem, sempre haverá tempo para nós, pois "depois da tempestade vem a Bonança".

          Estas palavras são, como diz o Pe. José Bispo, Ex Corde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM