VE
c

NÓS ACREDITAMOS EM DEUS


Deus Existe

          IN GOD WE TRUST (Em Deus nós confiamos).  Essas palavras, em inglês, estão estampadas no "Dollar", moeda americana. Em meus tempos de criança, de "moleque", eu gostava muito de ir ao cinema, para assistir filmes de faroeste, ou "Far West", e nesses filmes, era comum cenas que revelavam um espírito religioso por parte de certos personagens, conforme o enredo do filme. Antes das refeições (no filme), as famílias sempre faziam uma oração de agradecimento a Deus, pela graça do seu alimento.


          Claro que os filmes eram uma ficção, porém baseada numa realidade dos costumes daqueles tempos épicos da "Conquista do Oeste".

          Em uma análise bem superficial, acho que o progresso dos E.U.A. ao longo do tempo (desde aqueles tempos épicos), foi devido, principalmente, em decorrência de alguns fatores:

          Primeiro, pela imigração estrangeira:  ávidas pela aventura promissora de um "Novo Mundo", as pessoas, cheias de esperança, vinham de países da Europa, como a França, Alemanha, Inglaterra, e vários outros;  vinham para a América (América do Norte).

          Depois, pela religiosidade, que sempre esteve presente na América, trazida pelos povos desses países (religiosidade cristã).

          E por último, pela própria Constituição Americana (única através dos tempos até hoje), que declara esse país livre para todos, livre para se estabelecer, trabalhar e viver com todos os direitos de igualdade.  Eu não conheço os detalhes dessa Constituição americana, mas já li algo a respeito, principalmente no tocante a essa liberdade. 

          Nós acreditamos em Deus;  essa crença se espalhou pela Europa desde o Evangelho (boa nova), vivida e ensinada por Jesus Cristo.  Podemos observar, que na Europa, em todos os países, existem Igrejas, Catedrais suntuosas, todas voltadas para essa crença religiosa. 

          Nós acreditamos em Deus;  mas por que ainda existem pessoas que não acreditam?  Talvez seja porque não tiveram uma formação religiosa, ou talvez porque façam uma ideia errônea do que seja Deus.  Nas escrituras (Bíblia), existe uma "passagem" que conta o seguinte: quando Moisés (personagem histórico), subiu uma montanha para fazer sua oração, ele teve assim uma especie de "iluminação intuitiva" da presença de Deus, então ele perguntou: - Quem és tu?  E Deus lhe respondeu (intuitivamente): - "Eu sou aquele que sou"...  

          Ou seja, Deus simplesmente é... Deus não é um homem de forma física ou uma edição aumentada do homem;  não é um velhinho de barbas brancas que mora lá no céu, num lugar distante... ... Não. Deus é espírito.  Nunca foi visto por ninguém, por não ter forma física.

          Deus simplesmente é:  é o espirito do bem de tudo que existe, o espírito do amor.  Os advogados modernos, quando têm que interpretar um texto de uma lei, e que não foi redigida muito claramente, esses advogados a interpretam dizendo o seguinte:  - "o espírito da lei", nos diz que... e concluem a sua oratória.

          Ou seja, o espírito é aquilo que é, que está inserido na lei, mas que às vezes não está visível, ou bastante claro!  Assim é Deus.  ELE está inserido em nós, na natureza à nossa volta, nos bons sentimentos e no coração das pessoas de boa vontade.

          Mas, a pergunta crucial ainda pode persistir: porque devo acreditar em Deus?  Sem aprofundar em questões religiosas ou teológicas, basta examinar a história.  Examinemos o passado, onde sempre existiram pessoas cultas, iluminadas, filósofos, imperadores que mandaram construir majestosas Catedrais, tudo pela fé em Deus;  voltemos aos nossos pr[oprios antepassados que certamente professavam uma fé religiosa. 

          Baseado apenas nesses fatos, não somos nós que vamos duvidar, não é mesmo?  É fácil entender Deus?  Não, não é fácil, e obter a sua ajuda é muito mais difícil ainda;  é preciso uma profunda dedicação.  É preciso ter fé.  É preciso começar de algum lugar, ou de algum modo.  É preciso acreditar em Deus!  É preciso praticar um pensamento: Nós acreditamos em Deus!
Em Deus confiamos




     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM