VE
c

TRÊS EM UM


Santíssima Trindade

          Logo no inicio da Bíblia, no Gênesis, está escrito que Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança".  Notem que essa frase foi escrita no plural: "façamos"  e  "nossa".  Significa que Deus é trino, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo.  É o que nós católicos, chamamos de o mistério da Santíssima Trindade.


          Parafraseando o "Joselino Barbacena" (personagem do programa Escolinha do Prof. Raimundo), eu vou iniciar este comentário dizendo:  "Quando eu era criança pequena lá em Passa Quatro-Mg", eu frequentava o Catecismo, juntamente com outras crianças, todos na faixa de 6 a 7 anos de idade.  As aulas de Catecismo eram dadas em uma sala, no salão paroquial da Igreja Matriz. A professora, era uma freira do INSA (Inst. N. Senhora Aparecida).  E havia também um coordenador, que era o Carlos Rogério de Brito.

          Essa freira, que a gente chamava de Irmã, perguntava para as crianças da seguinte forma:
     -  O Pai é Deus?  As crianças respondiam: - Éééééé !
     -  O Filho é Deus?  As crianças:  -  Ééééé !
     -  O Espírito Santo é Deus?  -  Ééééé !
     -  Então temos três Deuses?  -  Nãããooo !
     -  Então quantos Deus temos?  -  Uuuummm !

          As crianças respondiam como papagaios.  Era simplesmente uma fala decorada, mas sem qualquer questionamento por parte das crianças, ou de explicação por parte da irmã de caridade.  Isso era válido?  Achamos que sim, pois servia para incutir no subconsciente das crianças o ensinamento dessa característica de Deus, de "três em um".

          Mais tarde, no Ginásio São Miguel, tínhamos um padre professor de Religião, chamado Francisco de Paula, que tentava explicar o mistério da Santíssima Trindade, da seguinte forma: "imaginem uma árvore com três galhos: cada galho é árvore, mas nós não temos três árvores, temos uma só arvore.  Assim é Deus, temos três pessoas na Santíssima Trindade, mas essas três pessoas não são três Deuses, mas um só Deus.  É o mistério da Santíssima Trindade, que não nos cabe entender, porque simplesmente é um mistério".

          Muito bem, mas tudo isso, hoje em dia soa para nós muito superficial.  O mundo mudou.  Somos mais exigentes.  Neste mundo moderno, parece-nos que as pessoas estão perdendo a fé em Deus.  Precisamos de explicações mais plausíveis, mais convincentes, mais científicas.

          É neste contexto, que surge um Professor e cientista físico, também religioso, nos dando uma interessante explicação sobre este assunto.  Vou transcrever suas palavras, que tive o cuidado de anotar, e que serve para nossa reflexão.  Esse Prof. se chama Adauto Lourenço, e suas palestras e entrevistas, podem ser encontradas no Youtube.  Sobre o assunto em questão, ele nos diz o seguinte:

          "As leis da Natureza não mudam, portanto uma das características delas é serem eternas.  As leis da Natureza, eu não consigo pega-las.  Por exemplo: eu não consigo pegar a Lei da Gravidade e segurar;  então elas são transcendentes, e assim são todas as leis.  Em todas as características que nós encontramos nas leis da Natureza, nós encontramos também o Deus das escrituras, porque Ele colocou nas leis, algumas de Suas características. 

          Não obstante, as pessoas vivem perguntando ou falando: mas todas as religiões por aí, dizem que o Deus delas é que teria criado o Universo, a vida e tudo o mais.  Mas isso não é possível.  É muito fácil provar quem é o Criador.  Por exemplo: Vamos analisar a Natureza de uma forma geral:

TEMPO: passado, presente e futuro  =  3 em 1;
ESPAÇO:  largura, altura e profundidade  =  3 em 1;
BASE DA MATÉRIA QUE SÃO OS ÁTOMOS: prótons, nêutrons e elétrons  =  3 em 1;
BASE DOS PRÓTONS E DOS NEUTRONS:  3 quartos em cada um deles  =  3 em 1;
ESTADOS BÁSICOS DA MATÉRIA: sólido, líquido e gasoso  =  3 em 1;
QUEM ESTUDA MÚSICA: melodia, harmonia e ritmo  =  3 em 1:

          Encontra-se três em um em todo lugar.  De onde vem a idéia de 3 em 1?  É porque o Deus das escrituras, o Criador verdadeiro, deixou a sua assinatura na criação.  A criação é 3 em 1,  assim como Ele próprio é 3 em 1.  Não tem como escapar"

          Pois bem, esta é a lição ou as palavras de um Professor.  Quem tiver curiosidade, poderá pesquisar esta e muitas outras de suas palestras.  Ele fala também sobre os astros, os planetas e galáxias, tudo relacionado com o que diz a Bíblia e a Ciência a respeito.  É muito interessante. 

          A propósito, vou dar mais uma pincelada nas aulas daquele padre mencionado no início deste comentário, o Padre Francisco de Paula, que era professor de religião e também de ciências no Ginásio São Miguel.  Ele ensinava, e eu nunca me esqueci do seguinte:

          Se quisermos memorizar quais são os 9 planetas que compõem o nosso sistema solar, basta uma dica simples: memorizar as palavras: MERVETÊ,  MARJUSÁ  e  UNEPLU, onde:

MERVETÊ: significa: Mercúrio, Vênus, Terra;
MARJUSÁ: significa: Marte, Júpiter, Saturno;
UNEPLU:  significa: Urano, Netuno, Plutão.

          Aqui também podemos perceber a assinatura do Criador, quando o Prof. Adauto diz que encontramos 3 em 1 em todo lugar.  Realmente, é um tema fascinante que merece a nossa reflexão e a nossa pesquisa.
" A fé em Deus é como uma planta que precisa ser regada para se manter em pé."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM