VE
c

CONVERSA MOLE


lorota

          "Conversa mole", é uma expressão idiomática como centenas de outras da Língua Portuguesa.  Serve para dar ênfase ou relevo a uma frase ou sentença (aforismos).  Mas, essa simples expressão, nos dá elementos de estudo para uma ampla "mesa-redonda" a respeito.  Vamos direto ao ponto.  Em princípio, "conversa mole" significa:  "lorota";  "engodo"; "enganar alguém";  "treta";  "enrolação", etc.

          Exemplos clássicos:

1) "Dizem por aí", que alguns políticos, tipo Lula, falam errado de propósito para se aproximar da suposta linguagem das classes populares.  -  Isso é conversa mole:  a causa dos erros gramaticais do Lula, se devem unicamente ao desconhecimento da norma culta.

2)  A política do "Bolsa Família" é louvável?  -  Sim, nada mais verdadeiro.
"Minha Casa Minha Vida", foi uma boa política?  -  Excluindo algumas mutretas, sim, foi uma boa política.
A revolução do Enem?  -  Sim, ótimo.
Mas, insistir que essas e outras "cositas más", foram maravilhosas conquistas... Bem, esse nhe-nhe-nhem, é conversa mole, não engana ninguém.

3)  Existe um Preciosismo na Língua Portuguesa que diz assim: "Isso é prosopopéia flácida para acalentar bovino" (Isso é conversa mole para boi dormir).  Podemos entender esse Preciosismo como sinônimo de Corrupção.  Os corruptos quando acusados, negam tudo!  Prosopopéia flácida!  Assim dizemos, para evitar um xingamento mais explícito, ante à nossa indignação.

4)  Lula e seus defensores insistem que o triplex não é dele.  Alguém acredita nisso?  Que nada, isso é conversa mole.

5)  Certa vez a Dilma Rousseff (ex-mandatária), falou o seguinte: "O meu governo viabilizou as Olimpíadas, graças ao planejamento bem feito e ao nosso trabalho dedicado..." Conversa mole! "Me engana que eu gosto" (tem "sujeira" por trás disso).

6)  Nas administrações municipais (Prefeituras), salvo exceções, existe aquilo que somente os desinformados não percebem:  a contratação de pessoas apadrinhadas, às vezes parentes do governante, ineptas ao setor, e que causam desmoralização à máquina administrativa.  Essa prática usa um argumento falacioso, isto é, que se necessita de elementos com mentalidade nova para os cargos assim ocupados.  Mentalidade nova? Isso é conversa mole para enganar bobocas.

7)  Por falar em Prefeitos, quando estes ainda são simples candidatos, são especialistas na arte de aplicar a "Conversa Mole", ou seja, "fazem promessas" (???).  De antemão eles sabem que não vão cumprir, mas prometem: "passagens de ônibus mais baratas";  "Hospital Veterinário para cães de rua";  "Creches e escolas gratuitas";  "elevar o salário dos professores"...  Resumindo: um sem número de promessas mirabolantes para enganar os eleitores.  Prosopopéias!

8)  Outro tipo de "engodo" que afeta o inocente cristão, são daqueles pastores evangélicos que dizem ter "procuração de Deus" para fazer milagres.  "Deixem aqui o seu carro velho e vá embora pra casa a pé, porque se você tiver fé, Deus vai lhe dar outro carro novinho, de valor muito maior". Mentiroso, Bandido: Conversa Mole!

(OBSERVAÇÃO: 24/11/2017 - PF investiga golpe de pastores evangélicos em fiéis - A Polícia Federal identificou a atuação de pastores evangélicos para beneficiar uma organização criminosa investigada por golpes milionários que atingiram pelo menos 25 mil pessoas em todo o País).

9)  Jesus Cristo, no seu famoso discurso do Sermão da Montanha, já havia alertado que tais falsos profetas (certos pastores), apareceriam para "enrolar" as pessoas: "Toda árvore que não dá bom fruto, corta-se e lança-se ao fogo.  Portanto, pelos seus frutos (pela Conversa Mole) os conhecereis" (Mateus 7: 19-23).

10) Enfim, sempre existiu e sempre existirá verdades e mentiras, promessas não cumpridas sejam em romances de amor ou eventos de qualquer natureza.  Gente que fala muito, gente que gosta de contar vantagens, desculpas esfarrapadas para enganar pessoas.  Tudo isso tem um nome: Conversa Mole.

"Conversa mole para boi dormir". Dizem que essa frase ou expressão tem origem numa música de Carnaval muito antiga, do compositor brasileiro Carlos Alberto Ferreira Braga (1907 - 2006), conhecido como Braguinha.  A letra dessa música segue exatamente assim:

                    Eu fui às touradas em Madri
                    E quase não volto mais aqui
                    Pra ver Peri, beijar Ceci.
                    Eu conheci uma espanhola
                    Natural da Catalunha;

                    Queria que eu tocasse castanhola
                    E pegasse o touro à unha
                    Caramba! Caracoles! Sou do samba, 
                    Não me amoles
                    Pro Brasil eu vou fugir,
                    Isto é conversa mole para boi dormir !
(Mais uma lembrança do Carnaval antigo, com a vedete Virgínia Lane):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM