VE
c

NATUREZA


Reino Vegetal, Mineral e Animal

          Nós aprendemos, desde o primário, que existem 3 reinos na Natureza: o reino vegetal, o reino mineral, e o reino animal (estes são os principais, porque modernamente já são classificados mais dois reinos unicelulares).  Mas, vamos nos ater a estes três principais, para melhor simplificar nossa reflexão.


          Todos estes reinos têm vida.  Os vegetais e os minerais, têm uma vida diferente da nossa, mas como parte da Natureza, estes reinos também servem de abrigo para outros seres, chamados "elementais", invisíveis, que nós humanos não acreditamos ou até desconhecemos. Mas isto é outra estória; quiçá, para outra dissertação.

          Nós humanos, pertencemos ao reino animal, porém somos diferentes dos nossos parentes quadrúpedes ou primatas, porque somos seres racionais, e temos uma centelha divina que herdamos do nosso Criador.

          Deus, é a expressão do bem absoluto, da inteligência, do amor e da sabedoria. São qualidades infinitas, em se tratando de Deus.  Mas o homem, "semelhante" a Deus, também pode manifestar tais qualidades, dentro do seu plano, do seu limite. 

          O diferencial do homem porém, é o seu livre arbítrio, e isso faz com que ele se esqueça da sua filiação divina, e passe a ostentar a vaidade, o orgulho, e outras falhas que o afastam do seu Criador, do seu Pai eterno.  Distancia-se principalmente da qualidade mais importante, que é o amor.

          De que vale a sabedoria sem amor?  A própria sabedoria foge desse homem, lhe escapa. Não queremos dizer aqui, amor carnal, mas um amor fraterno, como disse Jesus: "ama teu próximo como a ti mesmo"  (Mateus, 22:39).  Um conceito difícil de por em prática, mas não impossível.

          Estes pensamentos, nos servem apenas para uma reflexão, mas muitos não acreditam, ou não levam a sério nada disso, e ignoram completamente estes conceitos.  Se afastam de Deus.

          Felizmente, existem também pessoas que procuram viver, e demonstrar estas qualidades divinas, principalmente o amor, atraindo para si, as demais qualidades: inteligência e sabedoria, ainda que não estejam pensando conscientemente nisso. Podemos dizer até, que Deus se manifesta através dessas pessoas.

          Mas, voltando ao nosso tema, Natureza, tanto o reino vegetal como o mineral, e dentro de um contexto muito particular, esses reinos são amorosos (amistosos) para conosco, e contentam-se em ser o que são; e até aceitam a sua destruição pelo homem, para fins de servi-lo.  Os pássaros se conformam em ser apenas pássaros e não almejam em ser outra coisa, outro bicho.  Tudo tende a uma harmonia e bondade perfeitas.

          Pensemos na humanidade, em nosso mundo como um todo.  Em essência, as pessoas são iguais em qualquer parte do mundo.  E tudo o que há de bom nesse mundo, tudo que dá prazer ao homem, ou seja, às pessoas em geral, são resultados dessas inteligências e sabedorias. Tudo o que foi feito ou construído pelo homem, foi destinado ao próprio homem.

          Os reinos naturais à nossa volta, são belos, são magníficos, e temos capacidade para interagir com essas Naturezas, desvendando os seus mistérios, seus segredos.  Afinal, tudo foi criado por Deus, e a espécie humana é soberana sobre os objetos dessa criação, assim está escrito. 

          Somos todos irmãos, filhos de um mesmo Deus, e possuímos Suas qualidades. Jesus, o Mestre dos Mestres, disse: "Vós sois Deuses, podeis fazer o que faço e muito mais". (João, 10.34).

          Este é um tema, para nossa reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM