VE
c

FIGURAS DE LINGUAGEM


Metáforas

          Figuras de Linguagem, como todos sabem, são expressões no modo de falar ou escrever, que nós empregamos para tornar o nosso linguajar mais expressivo, e até mais rico e bonito.  (Os poetas que o digam).  Gramaticalmente, a "Figura de Linguagem" se desdobra ainda em outras figuras, com denominações e características próprias, mas não vamos estender esse assunto.  Não é o objetivo.  Vamos simplificar. 


          Neste bate-papo, vamos tratar tudo como simples "Metáfora".  Em nosso dia a dia, sempre recorremos à metáfora para nos comunicar: "pinta lá em casa";  "fulana é uma gata";  "vou encher a cara";  enfim, frases desse tipo são muito comuns.  Essas expressões, fazem uso de uma "figura de linguagem", isto é não podem ser entendidas literalmente, mas nós entendemos perfeitamente o seu significado.

          A nossa política é um "bom prato" para metaforizar, exemplos:

1)  Certa vez, "encheram a bola" do então candidato Lula da Silva.  E a sua "bola foi enchendo, foi enchendo",  depois "inchou",  "inchou",  até que um belo dia "estourou, Buuummm!". "Virou bola murcha".

2)  A nossa "querida Dilma Rousseff" em um de seus discursos, disse o seguinte:  - Até o fim do meu mandato, todo brasileiro terá direito a energia rígida para "manter seus topetes estáticos". (???). OBSERVAÇÃO:essa frase da nossa "preciosa mandatária" (ex), carece de interpretação.  Acho que ela quis dizer o seguinte: - que iria lançar uma nova rodada de licitações para exploração de novos "poços de laquê" no Pré-sal.  Esse era o assunto sobre o qual ela discursava, e foi o que "deu pra entender".

          Mas agora, falando mais racionalmente, vamos elencar algumas metáforas extraídas do nosso cotidiano:

"Tapar buracos"               "Abrir o jogo"               "Cara de pau"
"Engolir sapos"                "Bater as botas"            "Saco-cheio"
"Dor de cotovelo"            "Baixar a bola"             "Dedo-duro"
"Lamber sabão"               "Dar uma mãozinha"    "Olho gordo"
"Segurar vela"                 "Cantar de galo"            "Nariz empinado"
"Fazer vista grossa"         "Batata da perna"          "Passar a perna"

          Existem centenas de expressões desse tipo; utilizamo-nos de metáforas o tempo todo, sem preocupação com regras gramaticais.  A Bíblia, também está repleta de figuras de linguagem (ou metáforas).  As parábolas de Cristo, também são metáforas, pois Jesus ensinava assim, isto é, através de uma estória usando uma linguagem figurada para que as pessoas pudessem entender.

          Na Mitologia grega, existe uma famosa estória metafórica (acho que todos conhecem), que é aquela de Édipo e a esfinge; Decifra-me ou te devoro.  A esfinge era um ser (mitológico) com rosto humano, corpo de leão, e asas de águia.  Vou contar essa estória bem resumida:

          ... A esfinge propunha um enigma aos forasteiros.  Como ninguém sabia a resposta, eram todos mortos por ela.  Então, Édipo (rei, filho de Jocasta), resolveu enfrentar a esfinge.  O enigma era: "O que é que tem quatro pés de manhã, dois ao meio dia e três à tarde?" Édipo respondeu: - o homem.

          De manhã, na "aurora da vida", quando ainda criança, ele engatinha com as mãos e os pés;  ao meio dia, no auge da força, o homem anda sobre duas pernas e à tarde, no "crepúsculo da vida", já velho, ele precisa de uma bengala para se locomover.  Era a resposta certa e a esfinge matou-se, permitindo que Édipo livrasse a cidade de Tebas da "tirania da fera".

          E assim termina essa estória enigmática.  Édipo simplesmente "matou a charada". A nossa supracitada Dilma Rousseff, também adora criar "charadas linguísticas" para que possamos decifrar (ou enlouquecemos).  Assistam os videos abaixo, e tentem entender.

Dilma, burrinha como sempre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FALO POR MIM